Juris Doctor em Direito e Economia pela Stanford Law School, pós-graduado em Administração pela Tuck School of Business at Dartmouth e graduado em Comunicação e Ciência Política pela Queens College da Universidade de New York, é consultor empresarial norte-americano radicado no Rio de Janeiro. Prestou serviço em conceituados escritórios de estratégia empresarial e advocacia em New York e no Vale do Silício, bem como no Ministério das Relações Exteriores no governo do Presidente Bill Clinton em Washington, D.C. antes de vir ao Brasil a convite da PUC. O seu foco é a indústria de música em todas as suas vertentes, desde a artística à econômica, empresarial, jurídica e tecnológica, até a sua crescente dimensão globalizada.
I) Tendências na Indústria de Shows
Dia 23/10/2015 - 19h às 22h
Antigamente os artistas lançavam turnês para promover as vendas dos seus álbuns. Ora esta relação encontra-se invertida, e a divulgação de gravações musicais é alavancada para faturar com performances ao vivo. Quais as estratégias que levam à realização de eventos e turnês de sucesso e os arranjos e dinâmicas empresariais que ensejam produções musicais frutíferas para todas as partes envolvidas?
Integrantes da mesa: Luiz Oscar Niemeyer, Diretor, Planmusic Entretenimento, (Apresentou Paul McCartney, os Rolling Stones em Copacabana, U2, Elton John, Radiohead, os Paralamas do Sucesso e Titãs e Muitos Outros) Nereu Andrade, Diretor Comercial, Grupo Luan Promoções (Representante do Luan Santana, Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Zé Ramalho, Alexandre Pires e a Banda Garota Safada) Paulo André Pires, Sócio-Fundador, Abril Pro Rock/Astronave Iniciativas Culturais/Porto Musical Marcelo Beraldo, Sócio-Fundador, Grupo Vegas Samantha Jesus, Diretora, Zero 13 Produtora e Empresária das Bandas Gloria, Strike e Trela Hélio Fazolato, Diretor, HF Shows e Empresário do Capital Inicial, Vanessa da Mata, Fresno, Scalene e Oba Oba Samba House.
II) Promoção e Publicidade na Indústria de Música
Dia 30/10/2015 - 19h às 22h
Com o barateamento das tecnologias de produção e de comunicação e a redução concomitante das barreiras à entrada no mercado, torna-se mais difícil do que nunca se destacar no meio da proliferação sem precedentes de ofertas musicais. Neste quadro, o marketing e a publicidade eficazes tornam-se indispensáveis a qualquer empreendimento no ramo. Quais as estratégias e táticas de marketing e promoção que devem ora acompanhar o deslanchar de projetos e carreiras musicais? Qual o papel das indústrias correlatas de mídia e entretenimento?
Integrantes da mesa: Laércio Ferreira e Arnaldo Saccomani, Diretores Musicais, SBT Marcelo Castello Branco, CEO, Music Content Branding, Vice-Presidente do Latin Grammy Marco Aurélio Santos Telles, Diretor Artístico, Radio Cidade 102,9 FM (RJ) Maria Juçá, Diretora, Circo Voador Denis Porto, Empresário, do Raimundos
III) Parcerias-Chave na Indústria de Música
Dia 13/11/2015 - 19h às 22h
Na época digital, uma parcela crescente e surpreendente da receita de empresas e artistas musicais deriva de patrocínios e parcerias com marcas. Este apoio, se harmônico com a índole do projeto, serve para alimentar a visão criativa e expandir o seu alcance e as suas perspectivas para desenvolvimento. Como estabelecer relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos que vinculam a arte e o comércio? Quais os pilares de uma parceria estratégica bem-feita na indústria musical?
Integrantes da mesa: Adriana Knackfuss, Diretora de Marketing, Coca-Cola Brasil Anita Barbosa, Diretora, Total Entertainment Simon Fuller, Sócio-Fundador, Grupo Inteligência Musical/Kappamakki e empresário do Los Hermanos. Alexandre Ktenas, Sócio-Fundador, Kontente Conteúdo e Marketing Daniel Campello Queiroz, Advogado Autoralista(Zeca Pagodinho, Anitta, Cone Crew Diretoria, Monobloco Dentre Muitos Outros) e Fundador do CQ Rights
IV) Transformação na Indústria Fonográfica
Dia 27/11/2015 - 19h às 22h
Por um século a indústria fonográfica dependia da venda de produtos físicos encarnando sonoridades gravadas para se sustentar. Com o advento de tecnologias que possibilitaram a conversão do conteúdo musical em elétrons desprovidos dos átomos que outrora os englobavam, a instantânea reprodução e transmissão global de arquivos forçou a indústria a repensar seu principal modelo de negócios. Quais as melhores estratégias de adaptação para os artistas, empresários e empresas que queiram prosperar no novo meio econômico, tecnológico e sociocultural?
Integrantes da mesa: José Eboli, Presidente, Universal Music Brasil Sergio Affonso, Presidente, Warner Music Brasil Marcelo Soares, Presidente, Som Livre Bruno Vieira, Diretor-Executivo, Rdio Brasil Marcello Lobatto, Sócio-Fundador, Na Moral Produções e Empresário da Pitty e do Marcelo D2 Denis Porto, Empresário do Raimundos