A PUC-Rio tem um compromisso de longa data com a inclusão, buscando integrar pessoas com deficiência ou neurodivergentes no ambiente universitário. Essa dedicação se manifestou através de iniciativas que visam expandir o acesso e a participação ativa.
Dentre essas iniciativas está o Projeto AEIOU – Arte, Educação e Inclusão com Orientação Universitária, um marco nessa jornada que focou em proporcionar a pessoas com diversidade intelectual diversas experiências no campo da criação artística. Seu objetivo era ampliar as possibilidades de expressão e a produção de narrativas, utilizando oficinas de Artes Visuais, Dança e Teatro. O projeto também promovia a interação com o ambiente universitário, desenvolvendo a autonomia e o espírito colaborativo dos participantes.
É a partir dessa base e da experiência acumulada com o AEIOU que a PUC-Rio agora apresenta o AiÊ: Arte, Inclusão e Educação na Universidade, um desdobramento dessa trajetória, aprofundando o propósito de promover novas formas de acesso e participação para pessoas neurodivergentes e com deficiência física na universidade. Ele continua a missão de criar um espaço acolhedor, onde a arte é um veículo para o aprendizado e a expressão, reforçando a inclusão e a vivência no ambiente acadêmico.