1) Aulas ao vivo transmitidas pela plataforma zoom. As aulas não ficarão gravadas para consulta posterior por ser também vivencial.
2) As aulas serão expositivas com vídeos, apresentação de conteúdos e dinâmicas de grupo. Além disso, haverá indicação de leituras para articular com a prática, favorecendo, com isso, reflexões e problematizações dos temas que envolvem o primeiro ano do bebê.
3) O curso privilegia a dinâmica em grupo. Nesta direção, o curso é dividido em dois tempos: na primeira meia-hora, teremos a apresentação teórica do curso. No momento seguinte, o alunado terá uma hora de espaço reflexivo.
Privilegiaremos, num primeiro momento do Espaço Reflexivo, a observação de si _ o bebê que fui - através dos registros fotográficos do primeiro ano de vida, construindo uma espécie de linha do tempo. O intuito é narrar a sua história para, posteriormente, compartilhar nas aulas suas memórias, emoções e impressões.
Num segundo momento, no Espaço Reflexivo, o alunado poderá trazer uma situação de trabalho com bebês (no contexto de berçário, Uti neonatal, etc), respeitando os três tempos da observação (observação, anotação e supervisão). Enfatizo, sobretudo, a importância do tempo da supervisão, por ser um tempo que possibilita sustentar a função de observador, além de ser um espaço para que o grupo observe os registros narrados daquilo que foi observado. Neste espaço, é imprescindível, conforme Bick, que o grupo de supervisão observe no relato do observador seus sentimentos despertados diante da cena do bebê com o cuidador.
Vale ressaltar que a participação coletiva é desejável no grupo reflexivo, que acontecerá a cada encontro. Isso permitirá ao grupo, a partir das narrativas dos alunos-observadores, refletir, direta ou indiretamente, sobre situações de trabalho nos diferentes contextos (na saúde e na educação).