Este curso tem como objetivo trabalhar com estudantes e profissionais da Educação e de áreas afins o que se sabe sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade na história e na atualidade. São objetivos específicos do curso:
- Conhecer e analisar a definição do TDAH e suas características ao longo da história;
- Pensar como a Teoria da Bioecologia do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, contribui para a compreensão multifacetada do TDAH;
- Discutir as políticas públicas específicas para o TDAH;
- Discutir a etiologia do TDAH de acordo com as diferentes posições científicas;
- Compreender o processo diagnóstico multidisciplinar do TDAH na criança, no adolescente e no adulto e o impacto que tem na vida deles;
- Conhecer e discutir formas tradicionais e alternativas de tratamento do TDAH;
- Estudar as estratégias de compensação e estratégias metacognitivas utilizadas pelos estudantes diagnosticados com o transtorno ao longo dos segmentos de ensino;
- Conhecer e analisar os avanços nas pesquisas científicas sobre o TDAH;
- Refletir sobre ações pedagógicas ao longo dos segmentos de ensino que possam contribuir para o desenvolvimento dos estudantes diagnosticados com o transtorno.