Extensão: 60 horas
ANALITICA: Análise Inteligente para Gestão e Negócios
Introdução
Também conhecida como análise aumentada
(Augmented Analytics), a análise de dados inteligente usa a inteligência
artificial (IA) e o aprendizado de máquina para aprimorar a intuição humana na
análise de dados, desde a obtenção e preparação dos dados, até a estratégia de
como o conhecimento é revelado.
A análise inteligente torna a análise de
dados mais acessível para profissionais não técnicos, permitindo que façam
perguntas e gerem insights, automaticamente, por meio de sofisticados recursos
de Machine Learning (ML) e Natural Language Processing (NLP).
Profissionais capazes de analisar um ativo
tão valioso como dados estão no foco dos setores público e privado. O programa
deste curso enfatiza a Inteligência Artificial na análise de dados, combinando
de maneira equilibrada, estatística, inteligência comercial com o aprendizado de
máquina. O ANALITICA fornece conhecimento especializado em modernas
metodologias e técnicas inteligentes e estatística de pesquisa e resolução de
problemas no campo profissional e em assuntos associados à análise,
inteligência de negócios e big data, com foco na tomada de decisão e previsão.
O curso visa dotar os profissionais de
habilidades para estruturar projetos no campo da análise de dados, desde o
estágio de planejamento até a comunicação de resultados estratégicos para a
organização.
Finanças
ANALITICA é de extrema importância para o
setor financeiro. Os cientistas de dados estão em alta demanda em banco de
investimento, gerenciamento de portfólio, planejamento financeiro, orçamento,
previsão, etc.
Por exemplo: as empresas hoje em dia têm uma grande
quantidade de dados financeiros. O uso de ferramentas inteligentes de business
analytics pode ajudar a usar esses dados para determinar os preços dos
produtos. Além disso, com base em informações históricas, os analistas de
negócios podem estudar as tendências do desempenho de uma ação específica e
aconselhar o cliente sobre a retenção ou venda.
Marketing
Estudar padrões de comportamento de compra do
consumidor, analisar tendências, ajudar a identificar o público-alvo, empregar
técnicas de publicidade que podem atrair os consumidores, prever requisitos de
fornecimento etc.
Por exemplo: o intelligent business analytics
permite avaliar a eficácia e o impacto de uma estratégia de marketing nos
clientes. Os dados podem ser usados ??para criar clientes fiéis, dando a eles
exatamente o que desejam, de acordo com suas especificações.
Recursos Humanos
Os profissionais de RH podem usar dados para
encontrar informações sobre a formação educacional de candidatos com alto
desempenho, taxa de atrito de funcionários, número de anos de serviço dos
funcionários, idade, sexo etc. Essas informações podem desempenhar um papel
central no processo de seleção de um candidato.
Por exemplo: o gerente de RH pode prever a
taxa de retenção de funcionários com base nos dados fornecidos pelo intelligent
business Analytics. Além disso, dinamiza o planejamento da força de trabalho, a
gestão de RH alinhada à estratégia organizacional, otimiza a eficiência de
gestão de RH e o controle e projeção de indicadores de RH.
Customer Relationship Management:
O intelligent business analytics ajuda a
analisar os principais indicadores de desempenho, o que ajuda ainda mais na
tomada de decisões e na elaboração de estratégias para aumentar o
relacionamento com os consumidores. A demografia e os dados sobre outros
fatores socioeconômicos, padrões de compra, estilo de vida, etc, são de
primordial importância para o departamento de CRM.
Por exemplo: A empresa deseja melhorar seu
serviço em um segmento geográfico específico. Com a análise de dados, é
possível prever as preferências do cliente nesse segmento específico, o que,
consequentemente, melhora o relacionamento com os clientes.
Fabricação
A análise inteligente de negócios pode ajudar
no gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de inventário, medir o
desempenho das metas, planos de mitigação de riscos, melhorar a eficiência com
base nos dados do produto, etc.
As transações com cartão de crédito de um
cliente podem determinar muitos fatores: saúde financeira, estilo de vida,
preferências de compra, tendências comportamentais, etc.
Por exemplo: As empresas de cartão de crédito
podem ajudar o setor de varejo localizando o público-alvo. De acordo com os
relatórios de transações, as empresas de varejo podem prever as escolhas dos
consumidores, seu padrão de gastos, preferência em relação à compra de produtos
dos concorrentes, etc. Essas informações históricas e em tempo real as ajudam a
direcionar suas estratégias de marketing de maneira que atinjam o dardo e
atinge o público certo.
Objetivo
O objetivo do curso é o desenvolvimento de
conhecimentos e habilidades para a solução de problemas organizacionais no
campo profissional, relacionados ao gerenciamento estratégico de bancos de
dados complexos (estruturados e não estruturados), modelagem, previsão e tomada
de decisão no contexto da gestão organizacional, estratégia corporativa e
decisões de negócios complexas, cuja solução requer o uso intensivo de técnicas
e conhecimentos computacionais de várias disciplinas, como inteligência
artificial, estatística computacional, pesquisa operacional, matemática
aplicada, otimização, mineração de dados, aprendizado estatístico e aprendizado
de máquina, entre outros, agregando valor aos dados para criar uma vantagem
comercial. O programa também mostra e ensina a usar as principais ferramentas
para visualização e tratamento de dados do mercado e algoritmos para tratamento
de grandes massas de dados como processamento de linguagem natural.
Público-Alvo
O curso é destinado a profissionais que
desejam participar dos processos de transformação digital em suas empresas, que
exerçam ou pretendam exercer funções gerenciais e que, portanto, necessitam de
tradução das informações e de visualização analítica para a tomada de decisão.
Metodologia
Aulas ao vivo e vídeo-aulas, gravadas em
estúdio, tudo disponível através da plataforma Google Education Suite para você
rever quando quiser. Professores e monitores estão accessíveis, remotamente
durante a semana, através da plataforma de ensino Google for Education, para
ajudá-lo a cada passo. Periodicamente, o professor realiza videoconferências
com os alunos (Talks) para discutir temas de interesse e tirar dúvidas.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.