O curso de extensão "Arte, Educação e Introdução à Orientação Universitária - A.E.I.O.U" surge em um contexto de crescente reconhecimento da necessidade de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente universitário. De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o acesso ao ambiente universitário é um direito fundamental que exige a remoção de barreiras sociais, ambientais e atitudinais que limitam a plena participação desses estudantes.
Nesse sentido, o A.E.I.O.U. se propõe a ser um espaço acolhedor e inclusivo, como alternativa ao ensino superior, onde estudantes com diversidade intelectual e física podem explorar suas capacidades artísticas e desenvolver autonomia e confiança. Através de parcerias com diversos departamentos e núcleos da universidade, o curso oferece oficinas que integram artes visuais, dança, yoga e espaços de vivências laborais, promovendo a livre expressão e a troca de experiências.
A proposta do A.E.I.O.U. está alinhada com as diretrizes internacionais de inclusão, buscando adaptar o ambiente universitário às necessidades dos estudantes extensionistas e também enriquecer a comunidade acadêmica com a diversidade de perspectivas que esses estudantes trazem. Ao construir um arquivo de memórias e experiências, o curso não só documenta o processo de inclusão, mas também inspira novas formas de intercâmbio e divulgação das produções artísticas dos participantes.
O curso A.E.I.O.U. está alinhado com o calendário acadêmico da PUC-Rio e oferece flexibilidade no processo de matrícula para atender às demandas dos alunos. O curso é dividido em módulos semestrais, permitindo uma experiência contínua e aprofundada.