A nova forma de lidar com a leitura e com os leitores traduz-se em objetivos, já experimentados e aprovados pelo grupo de pesquisadores do iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra UNESCO de Leitura.
- Criar espaço de escuta para o que o leitor tem para falar, sem preconceitos e juízo de valores, guardando e aproveitando tudo que falam, sabem ou fazem na escolha dos materiais e atividades disponíveis para eles.
- Proporcionar um ambiente democrático, amistoso e de confiança entre eles e deles com a gente. Tudo é escolhido por eles; tudo deve atender ao seu tempo e ao seu repertório de leitura e de experiências. Apresentar vários materiais e deixar que escolham os que mais se identificam para dar início ao trabalho. Essa pode ser uma boa estratégia. Nada deve ser obrigatório.
- Desenvolver, fundamentalmente, o imaginário. Trabalhar com textos maravilhosos, contos, crônicas, novelas, filmes, músicas, notícias, imagens, causos, histórias, etc. Deixar que conversem, construam suas próprias histórias e troquem suas experiências, para depois escreverem seus textos, escritos ou em imagens.
- Estimular que descubram sua própria identidade por meio de depoimentos de vida, textos motivadores, identificação com personagens de fatos de jornais, fotos de cenas, exercícios de sensibilização, conversas informais, etc.