Curta Duração: 180 horas
Bioética para o Século XXI
Introdução
A bioética pode ser entendida como sendo “o estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão, conduta e normas morais – das ciências da vida e da saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contexto multidisciplinar” (Encyclopedia of bioethics, introdução, p. XXI, W.T. Reich, editor responsável). Ficou conhecida no início da década de 70 nos EUA. Van Rensselaer Potter foi quem primeiro utilizou o neologismo em sua famosa obra intitulada: Bioethics: bridge to the future (1971).
Hoje a bioética ganha uma surpreendente aceitação mundial, em grande parte como uma tentativa de apresentar pistas de como lidar com os novos intrincados problemas éticos que o mundo técnico científico levanta ao intervir no mundo da vida. As comissões nacionais de bioética, centros de estudos e pesquisa que se multiplicam, centenas de publicações especializadas que surgem, congressos e seminários são uma evidência desta nova realidade.
Objetivo
Apresentar os atuais dilemas éticos e os desafios trazidos pelos avanços biotecnológicos que afetam a sociedade e, em particular, os profissionais da saúde. Capacitar estes profissionais para atuarem em Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissões de Bioética de instituições médicas e de ensino, colaborando com análises rigorosas e decisões comprometidas com a vida humana.
- Analisar a gênese, desenvolvimento, abrangência temática e tendências da bioética para o século XXI.
- Apresentar e discutir a respeito dos diferentes paradigmas de bioética da atualidade.
- Oferecer aos participantes uma visão ampla da bioética, enfocando-a a partir das situações cotidianas até as situações de limites ou de fronteiras do desenvolvimento científico e tecnológico.
- Enfocar a bioética a partir do pluralismo moral da pós-modernidade, que proporciona diferentes interpretações culturais, jurídicas, religiosas e éticas para uma mesma situação, fato ou caso.
- Ligar a bioética com a atual situação da política sanitária brasileira, tendo como referencial a questão da cidadania.
Público-Alvo
Profissionais das áreas humanas, jurídicas e saúde.
Pré-Requisito
Ter a graduação concluída.
Metodologia
O curso é realizado totalmente a distância. No entanto, estudar nessa modalidade, não significa estar sozinho no processo. O participante conta com as trocas entre colegas e com os professores que efetuam um acompanhamento constante, por meio de um ambiente de aprendizagem online. O aluno deve se organizar para estudar com autonomia como também, deve ter uma atitude proativa em relação à construção do conhecimento e à cooperação. Esses são aspectos fundamentais para se obter sucesso nesse tipo de curso. O conteúdo é apresentado, gradativamente, por meio de situações didáticas diversas, representadas por recursos de comunicação que enriquecem o processo de aprendizagem. É composto, por sua vez, de objetivos, orientação específica de estudo, bibliografia e indicação de outros materiais de apoio sobre os temas estudados, além de um acervo com as contribuições e os trabalhos produzidos pelos participantes durante o processo.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
