Os chatbots têm uma importância significativa no contexto
da inteligência artificial (IA) devido à sua capacidade de melhorar a interação
entre humanos e máquinas de maneira eficiente e escalável. Os chatbots estão se
tornando mais inteligentes graças a avanços contínuos na inteligência
artificial, como o uso dos Large Language Models (LLMs), modelos de
aprendizagem de máquina que são treinados utilizando ferramentas de aprendizado
profundo (Deep Learning) em volume alto de texto de artigos, sites, livros,
etc., como GPT (Generative Pre-trained Transformer), LLaMA (Large Language
Model Meta AI) e outros. A facilidade de desenvolver e a diversidade de modelos
pré-treinados de NLP (Natural Language Processing), disponíveis em repositórios
como Hugging Face para todo tipo de tarefa, têm promovido a aplicação de
chatbots por profissionais em diferentes áreas. Chatbots podem entender melhor
o contexto das conversas e fornecer respostas mais precisas e relevantes em
múltiplas aplicações.
Chatbots podem ser usados para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7
dias por semana, respondendo a perguntas frequentes, solucionando problemas
comuns e direcionando os clientes para recursos ou departamentos apropriados.
Isso melhora a satisfação do cliente e economiza tempo e recursos das empresas.
Os Chatbots podem executar tarefas rotineiras e repetitivas, como agendar
reuniões, fazer reservas, fornecer informações sobre produtos e serviços, o que
libera funcionários humanos para tarefas mais estratégicas e criativas. Os
chatbots podem ajudar as pessoas a acessar informações rapidamente, seja sobre
notícias, previsão do tempo, informações de trânsito, cotações de ações ou
qualquer outra coisa, tornando a busca por informações mais conveniente. Com a
IA, os chatbots podem aprender com interações passadas e fornecer respostas
mais personalizadas e relevantes para os usuários, melhorando a experiência do
cliente. Chatbots podem atender a um grande número de usuários simultaneamente,
o que é especialmente útil para empresas que lidam com volumes significativos
de consultas.
A automação de tarefas por meio de chatbots pode reduzir
custos operacionais, pois menos funcionários humanos são necessários para lidar
com tarefas repetitivas. Além do atendimento ao cliente, os chatbots podem ser
integrados a processos internos de negócios, como gerenciamento de estoque,
gerenciamento de RH e muito mais, para automatizar e agilizar operações.
Os dados de negócios estão no centro da transformação e empresas estão
investindo em processamento de linguagem natural pela oportunidade de organizar
e analisar automaticamente grandes massas de informação. Hoje, o processamento
inteligente de documentos fornece soluções disruptivas para automatizar
projetos de extração de dados que antes eram extremamente difíceis, senão
impossíveis de resolver. Durante o curso, você vai conhecer e aprender a usar
uma ferramenta de processamento inteligente de documentos (TORNADO),
desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada da
PUC-Rio, capaz de capturar, extrair informações não estruturadas de milhares de
documentos de negócios como faturas, tabelas, e-mails, imagens e documentos PDF
em geral. Com essas informações, você poderá localizar expressões, classificar
textos ou agrupar imagens extraídas dos documentos, utilizar dados de tabelas e
do texto de documentos similares para geração automática de dashboards,
realizar questionamentos ou observar a frequência e similaridade entre documentos.