Este curso será ministrado pela professora Isabel Paranhos*.
O cinema sempre interagiu com as outras artes.
Desde seus primórdios, bebeu na fotografia e no teatro, retratou a dança e a arquitetura, utilizou a música, a pintura e a literatura na sua construção.
Chamado de sétima arte, o cinema, além de ser a mais nova delas, se apropria das outras artes para sua construção: o roteiro é literatura, o cenário é arquitetura e pintura, o figurino é história e moda, a dramaturgia é teatro, a dança é movimento de corpo, mesmo em canas não dançadas.
Porém, independentemente de o cinema precisar das outras artes para a sua estrutura construtiva, existe um cinema que reverencia, homenageia e se inspira oficialmente em outras artes. É deste cinema que tratamos aqui.
Na dança, há filmes que revolucionaram em criatividade como os musicais dos anos 1950 Cantando na chuva (Gene Kelly e Stanley Donen) e Sinfonia de Paris (Vincent MInnelli), ambos feitos em estúdio, com um trabalho primoroso de cenografia e figurino (o segundo reconstituiu toda Paris nos estúdios americanos), usando a pintura como tema e referência.
E filmes como Tangos (Carlos Saura) que une música e dança num trabalho ao mesmo tempo minimalista e complexo, usando luz e cor para construir um cenário que se torna a alma do projeto. Complementado pela incrível iluminação do fotógrafo italiano Vitorio Sttoraro.
*Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (1996), especialização em Tecnologias do Ensino Superior pela PUC-RJ (2014) e mestrado em Design pela PUC-RJ (2016).
Atua profissionalmente na área de cinema, TV e publicidade em direção de arte, cenografia e figurino desde 1983. Também é ilustradora e artista plástica. Atualmente é professora e consultora do Cineduc Cinema e Educação
Desde 2010 ministra os cursos de Direção de Arte para Cinema e Cinema e Outras Artes no departamento de Comunicação.da PUC-RJ.