Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Design de Serviço
Introdução
Informações no site www.designdeservico.info
O Curso de Especialização em Design de Serviço visa atender as constantes demandas por serviços adequados a seus clientes e acompanhar tanto a evolução exponencial da tecnologia quanto a inserção do usuário no centro dos processos de criação de produtos e serviços para obtenção de resultados rápidos e eficazes. Em consonância com os objetivos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, ele está comprometido com a necessidade das organizações por profissionais qualificados para o desenvolvimento de projetos pautados em processos de design que são reconhecidos como fundamentais para a inovação.
O Design de Serviço é uma abordagem de projeto cujo foco está na visão holística e sequencial da experiência de um usuário/cliente em relação a um determinado serviço. Sempre partindo da identificação clara de necessidades dos usuários, por meio de pesquisas, atividades de cocriação e validação das soluções com todos os envolvidos, o processo de Design de Serviço oferece uma gama de recursos que garante uma abordagem completa da experiência do usuário, em todas as suas interações com as interfaces tangíveis e intangíveis do serviço.
O curso visa fundamentar um público que diante dos avanços das tecnologias digitais, principalmente de informação e comunicação, tem se deparado com a criação de novos serviços, especialmente focados no oferecimento de experiências memoráveis para o usuário ao invés de a criação e a produção de produtos de consumo. Isso, pelo entendimento de que muitas organizações, hoje, sejam elas com ou sem fins lucrativos, precisam concentrar grandes esforços para investir na criação dessas experiências para atender às constantes demandas de seus clientes e para acompanhar a cadência da evolução exponencial da tecnologia.
Diversos setores como o varejo, o financeiro, de transportes e da saúde podem beneficiar-se dessa abordagem, no sentido de proporcionar serviços mais adequados e inovadores a uma ampla população. Nesse cenário, o processo do Design de Serviço apresenta-se como uma forma de trabalho que tangibiliza o modelo mental do design por meio de uma abordagem responsiva e extremamente valiosa. Neste sentido, a proposta do curso objetiva que profissionais de diversas áreas, incluindo do Design, possam se especializar no processo, nos métodos e técnicas e nos conhecimentos específicos desta abordagem de design, subsidiando seu público com dispositivos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a inserção do usuário no centro da criação e do desenvolvimento de serviços.
Diferentemente de outras propostas de cursos de especialização semelhantes oferecidos no Brasil e sendo o primeiro a ser oferecido no Rio de Janeiro, este curso tem como ênfase três eixos que consideramos os principais para a formação de um especialista em Design de Serviço – a Pesquisa, com foco no entendimento das necessidades e desejos do usuário; a Comunicação, como parte essencial na integração das etapas do processo e na organização e apresentação dos dados relativos ao Serviço; e o desenvolvimento de Projeto, que proporcionará o exercício projetual necessário para o especialista em Design de Serviço.
Esta proposta de curso está sendo oferecida pelo LEUI | Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces do PPGDesign da PUC-Rio, pela sua expertise tanto no processo de Design Centrado no Usuário/Humano e Experiência do Usuário quanto pela sua maturidade e experiência em ofertar cursos de especialização lato sensu desde 1999. Este é o terceiro curso de especialização organizado pelo laboratório, se juntando aos cursos de especialização em Ergonomia (com ênfase nos diversos conhecimentos da área de Ergonomia – física, cognitiva e organizacional) e em Ergodesign de Interfaces: Design Centrado no Usuário e UX (com ênfase no desenvolvimento e usabilidade de interfaces digitais).
Além da expertise do LEUI, o curso conta também com a forte experiência profissional das três coordenadoras, em suas respectivas áreas de atuação: sendo Manuela Quaresma experiente em Ergonomia e Fatores Humanos, em Pesquisa do Usuário e no campo de UX (User Experience ou Experiência do Usuário); Roberta Portas, com anos de experiência profissional tanto no mercado quanto na educação na área de Comunicação Visual; e Clarissa Biolchini com seu vasto portfólio de projetos em Design, principalmente em Design de Serviço, sendo uma referência na área no Brasil e no mundo.
Objetivo
- Apresentar os fundamentos e princípios do Design de Serviço;
- Propiciar a reflexão sobre uma abordagem sistêmica de projetos centrados no humano;
- Apresentar os métodos e técnicas para pesquisa, concepção e avaliação do Design de Serviço;
- Relacionar os conceitos interdisciplinares envolvidos no Design de Serviço;
- Fornecer subsídios para a análise e síntese de dados de campo para a definição de requisitos de projeto;
- Proporcionar o exercício da prática projetual na área
Público-Alvo
Profissionais graduados atuando nas áreas de Design, Comunicação, Administração, Marketing, Ciências Sociais, Engenharia, Arquitetura, Ciência da Computação, Informática, Startups ou de qualquer outra área que desejem trabalhar com pesquisa, criação, planejamento, desenvolvimento, estratégia e gerenciamento de serviços.
Metodologia
- Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais e aulas práticas com utilização de computadores e recursos audiovisuais;
- Aulas práticas para aplicar o conteúdo ministrado;
- Palestras com profissionais com atuação na área do curso;
- Orientação para acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.