Especialização: 380 horas | Duração: 18 meses
Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar
Introdução
A deglutição é uma função fundamental à vida humana e é definida como o ato de conduzir o alimento a partir da cavidade oral em direção ao estômago (CAMPIOTTO et al., 2013). Esta função, além de exercer papel fundamental na nutrição, está também diretamente relacionada ao prazer de se alimentar e a` importância nas relações sociais humanas (CAMPIOTTO et al., 2013).
Esta é uma atividade complexa, que para ocorrer de forma satisfatória, é necessária a sinergia entre as estruturas do sistema estomatognático. Toda essa dinâmica e´ comandada pelo sistema nervoso central, que será responsável pela ação de cada estrutura no momento correto e em harmonia com os demais órgãos participantes (CAMPIOTTO et al., 2013).
O distúrbio da deglutição, cujo termo técnico é disfagia, pode afetar pessoas de todas as faixas etárias, desde a criança, quando vítimas de sequelas congênitas, neurológicas e traumáticas, até o idoso saudável e/ou com múltiplas comorbidades. É um sintoma frequente nos pacientes hospitalizados e esta´ presente em 63% do total das internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 53% dos pacientes das internações decorrentes de Acidente Vascular Encefálico (AVE), 71% dos casos de Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e 75% dos casos de Demência. (PADOVANI et al, 2013; EHSAAN et al, 2016; SCHURR et al, 1999; SECIL et al, 2016). Cerca de 25% da população com mais de 50 anos tem disfagia, 13% das mortes hospitalares estão relacionadas a este comprometimento e 45% dos pacientes de clínicas geriátricas morrem por esta causa.
Objetivo
- Analisar os fundamentos da Fonoaudiologia e da disfagia refletindo sobre o contexto sóciohistórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais;
- Aprofundar os conhecimentos sobre disfagia e Fonoaudiologia hospitalar, a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas;
- Capacitar o profissional para atuar precocemente e preventivamente através da triagem, avaliação, orientação e tratamento;
- Capacitar o profissional para participar de equipe multiprofissional efetivamente traçando e atuando em condutas terapêuticas que levem ao bom prognóstico;
- Capacitar o profissional para promover a melhoria da qualidade de vida do paciente disfágico;
- Capacitar o profissional para orientar os familiares e/ou responsáveis do paciente disfágico;
- Desenvolver atividades de pesquisa, na área da disfagia e Fonoaudiologia hospitalar, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;
- Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros.
Público-Alvo
O curso é destinado a profissionais fonoaudiólogos graduados.
Pré-Requisito
Graduação completa em Fonoaudiologia.
Metodologia
Aulas Presenciais.
As atividades educacionais compreendem aulas expositivas, estudo e discussão de casos clínicos, apresentação de vídeos, bem como estudo dirigido de textos com debates, estudo comentado sobre artigos científicos, seminários, trabalhos individuais e de grupo, mapa conceitual, aprendizagem baseada em equipe, pesquisa bibliográfica orientada.
O enfoque é baseado nos aspectos anatômicos e
fisiológicos da deglutição, para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento
de habilidades, no sentido de promover a saúde, prevenir, identificar, avaliar,
diagnosticar e intervir nos distúrbios da deglutição.
São utilizados
recursos tecnológicos na área e desenvolvidas discussões orientadas sobre
características epidemiológicas e medidas específicas de promoção da saúde e
prevenção da doença em diferentes fases da vida (infância, adolescência, fase
adulta e envelhecimento), incluindo as dimensões da integralidade do cuidado à
saúde, da integração multiprofissional e interdisciplinar. Além dos
conhecimentos de biossegurança, o aluno é conscientizado sobre as competências
profissionais nas esferas técnica, comunicacional, colaborativa e ética.
As disciplinas estão
distribuídas em três blocos programáticos. O primeiro bloco compreende os
fundamentos conceituais e teóricos da anatomia e fisiologia da deglutição, que
embasam as práticas nos diferentes contextos clínicos do cuidado à saúde. O
segundo bloco corresponde aos recursos técnicos utilizados nos processos de
diagnóstico, planejamento terapêutico, execução do tratamento, planejamento
preventivo, execução da profilaxia, promoção e educação em saúde, biossegurança
e relativos aos aspectos éticos do exercício profissional. O terceiro bloco
compreende as diferentes áreas de especificidade da área hospitalar do trabalho
fonoaudiológico. A prática hospitalar é realizada ao longo dos três semestres
em hospitais parceiros da PUC-RIO.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.