Apesar do crescimento do campo da História da África, poucos foram os trabalhos que exploraram as dimensões musicais, sobretudo urbanas, do passado africano. O curso pretende abordar as correlações existentes entre práticas musicais e dançantes populares e/ou nativas africanas, as diversas instâncias do poder colonial europeu, os processos de construção das identidades nacionais e as lutas anticoloniais e de independência na África. O objetivo é de apresentar uma perspectiva ampla para os alunos sobre o tema, problematizando as visões folclorizantes a respeito das práticas culturais das populações africanas durante o período colonial e pós-colonial, buscando debater a questão chave da relação entre tradições e modernidades, sobretudo dentro das urbes africanas. Por meio da apresentação de diferentes casos, serão abordadas perspectivas que analisam as formas de participações populares através das festas e das circulações musicais periféricas urbanas africanas no campo das transformações sociais, culturais e políticas durante a implementação do colonialismo europeu no continente africano e durante os processos de luta pela independência. Por último, serão abordados os paralelos possíveis entre diferentes experiências negras ao redor do mundo, ao longo do século XX, e como essas atuaram, resistindo, negociando, se adaptando, em contato e conflito com autoridades, enfrentando de maneiras variadas os debates em torno dos sentidos de civilização e barbárie, modernidade e atraso, trabalho e vadiagem, ordem e desordem.