Em linhas gerais, o conteúdo das aulas compreende exposição dos professores mediadores; discussão dos temas associados à construção dramatúrgica e à composição cênica; elaboração de argumentos técnicos, artísticos e teóricos. As aulas possuem uma forte componente prática, estruturada em exercícios de observação e de escuta da cena, além de prever atividades práticas de escrita dramatúrgica. A distribuição dos conteúdos será definida pelo andamento das discussões e pelas dinâmicas identificadas nos primeiros encontros. Inicialmente, é possível prever que, nas primeiras 06 aulas (Palavra invisível), os participantes assistirão a demonstrações de atores convidados, conduzidas pelos mediadores. Como suporte será utilizada uma dramaturgia já existente. Após a experiência da “cena” apresentada, os participantes serão então convidados a escrever. Nas 04 aulas subsequentes (Palavra falada), os participantes do curso conduzirão os exercícios, propondo instruções a serem realizadas pelos atores, ainda com base em um texto preexistente. Após os exercícios, mais uma vez, partem para a escrita da dramaturgia da palavra. Nas últimas 04 aulas (Palavra escrita), os participantes assumem integralmente a condução dos exercícios, suas propostas e instruções, feitas agora sem o suporte de uma dramaturgia preexistente. Depois da prática com os atores, apresentam o resultado dos exercícios ao grupo, o que compreende, mais uma vez, a escrita de um texto. Nos Encontros Gerais será elaborado um balanço das experiências realizadas com o intercâmbio prático dos resultados alcançados.