Extensão: 170 horas
DX: Transformação Digital (Digital Transformation Professional)
Introdução
Você e sua empresa estão preparados para a transformação digital que já está acontecendo no mundo dos negócios? Para enfrentar esta nova realidade que bate à porta do mundo corporativo, a PUC-Rio oferece o curso DX Professional de Transformação Digital, destinado a quem busca carreiras empresariais nas quais as tecnologias digitais já são ou serão um aspecto crítico para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Se você quer participar da transformação digital seja em marketing, operações, TI, estratégia, RH, ou administração em geral, este curso lhe oferece as plataformas, exemplos e o plano de ação que você precisa para navegar na transformação e inspirar outros a segui-lo. Esse processo de reinvenção é crucial em um mercado onde só irão sobreviver os que se adaptarem mais rapidamente à revolução das tecnologias disruptivas, que estão mudando o cenário mundial de forma irreversível, transformando escolas, hospitais, bancos, comércio, transporte e tudo que nos afeta.
O curso DX Professional é planejado para capacitar seus participantes a ajudar a conceber, liderar e executar iniciativas de inovação digital e desenvolver novos modelos de negócios para organizações. A premissa deste curso é que a transformação digital está transformando rapidamente a natureza fundamental de muitas empresas em uma ampla gama de indústrias e, por essa razão, funcionários, executivos, empresários e gerentes precisam entender os paradigmas da tecnologia e as práticas de gestão de inovação em negócios centrados no digital para garantir o sucesso pessoal.
Há mais de 50 anos as tecnologias digitais vêm sendo tema restrito a programas científicos e tecnológicos de universidades e escolas técnicas. A evolução dessas tecnologias consolidou e encapsulou em incontáveis dispositivos, equipamentos, acessórios e chips, grande funcionalidades e potenciais, hoje, desfrutado por todas as pessoas, leigas ou não. A distância entre essas tecnologias e o conhecimento do usuário, apesar de consideravelmente grande, não é mais um obstáculo quando o que se busca é a conscientização das pessoas sobre o que cada tecnologia é, assim como seu potencial e como pode ser aplicada.
Quem somos?
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é considerada pelo Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do país e reconhecida por sua excelência acadêmica e científica e pelo pioneirismo em muitas áreas do conhecimento.
O Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), criado em 1947, foi pioneiro no Brasil, ao criar em 1963 seu Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Elétrica, o qual, até 2017, já formou 1036 mestres e 286 doutores. Com larga experiência em tecnologias digitais, seu programa possui o conceito 7, nível máximo de excelência em ensino e pesquisa da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA), criado há 25 pelo coordenador do curso, Prof. Marco Aurélio C. Pacheco, desenvolve projetos de pesquisa aplicada para empresas nacionais e, em 2006, criou o BI MASTER, o primeiro MBA em Business Intelligence da América latina. Seus pesquisadores, todos doutores, são professores do curso.
Por que fazer esse curso?
Evoluções tecnológicas vão desde a computação na nuvem, análise de dados, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) às tecnologias emergentes mais recentes como a tecnologia 5G e a realidade aumentada. Essas tecnologias são facilitadoras e, simultaneamente, causadoras do fenômeno conhecido como “transformação digital” que está afetando a maneira como fazemos negócios, compramos, trabalhamos e até vivemos.
As tecnologias digitais permitem que as organizações se reinventem, transformando o núcleo do negócio e explorando novas fontes de valor. No entanto, muitas organizações estão lutando para se reinventar porque se deparam com uma barreira significativa: a cultura de seus profissionais.
Para implementar uma transformação digital bem-sucedida, a empresa inteira deve estar comprometida e sua equipe, em todos os níveis, precisa estar disposta a aprender, desenvolver e melhorar. Investir na alfabetização digital de toda a equipe é, portanto, crucial para alcançar a mudança desejada. Uma vez que sejam obtidas as habilidades digitais, a equipe estará apta a participar da definição dos processos de negócios e do estabelecimento de meios que possibilitem a colaboração contínua entre funcionários, fornecedores, agentes e clientes.
A transformação digital é um processo de repensar o modelo dos negócios, considerando-se a disponibilidade e a acessibilidade das tecnologias digitais, e está transformando rapidamente muitas empresas, públicas e privadas. Ela se dá por meio de uma cultura colaborativa, espalhada por toda a empresa, liderada de cima para baixo, fazendo com que a tecnologia seja usada para permitir que todos — funcionários, gerentes e todas as partes interessadas, inclusive clientes — sejam bem-sucedidos e tornem a empresa mais relevante e lucrativa. Transformação digital não é atribuição da TI e se estende por todas as atividades e funções dos negócios: marketing, vendas, financeiro, jurídico, recursos humanos, administração e atendimento ao cliente, e é considerada um desafio para muitas organizações.
O desenvolvimento de novas competências profissionais, necessárias para a transformação digital, é crucial e está fortemente associado à maturidade tecnológica, de produtos e serviços digitais e de como estes podem ser configurados e conduzidos, à capacidade de serem mais ágeis e inovadores, à visão centrada no cliente, e à capacidade de induzir e aproveitar oportunidades.
Para muitas empresas, a motivação principal da transformação digital é a chance de obter vantagens competitivas, melhorando a experiência do cliente. Entretanto, a transformação digital é apenas uma questão de tempo até que ninguém mais faça a distinção entre digital e físico, entre offline e online ou entre virtual e real. Previsões estimam que até o início de 2019, metade das empresas globais pretendem atuar com equipe completa de liderança digital ao invés de terem apenas um único executivo classe-C para alavancar suas iniciativas no modelo DX.
A transformação digital vai atravessar todos os setores produtivos: comércio varejista, indústria de transformação, serviços públicos, governo, seguros, saúde, bancos e toda a cadeia de logística e transporte. Exemplos de organizações em processo de transformação digital ou de startups com esta filosofia ocorrem todos os dias. Uber é, provavelmente, o exemplo mais mencionado e também o mais controverso ao se observar o quão disruptivas as tecnologias digitais podem ser para os modelos tradicionais de negócios e mercados. Num cenário onde bancos, cartões de crédito e moedas se tornam virtuais e a indústria automobilística se surpreende com concorrentes como Tesla, Facebook e Google ou mesmo a Airbus, fica uma pergunta: o que não será digital no futuro?
Objetivo
O curso DX tem por objetivo principal dotar os participantes com fluência digital, permitindo melhorar a capacidade de tomada de decisões e estratégias que incorporem os conceitos da transformação digital. Esse curso irá capacitar o aluno a conceber, liderar e executar iniciativas de inovação digital e desenvolver novos modelos de negócios para organizações.
O curso aborda intencionalmente temas relativos a todas as atividades de uma organização em situações que enfatizam o papel da tecnologia, mostrando como a inovação digital é fundamental nas empresas, em todos os níveis de atuação e como a excelência em sua gestão é fundamental para a competitividade.
O DX Professional irá ajudar:
· Capacitar os participantes de conhecimentos e práticas necessárias para avaliar os benefícios da transformação digital, assim como dirigir, gerir, implementar e controlar programas de transformação digital em suas organizações;
· Ajudar a compreender o choque entre modelos de negócios existentes e novos modelos de negócios com o aprimoramento e liderança digital, assim como as interações competitivas entre empresas;
· Organizar e liderar melhor as iniciativas de inovação de produtos e serviços, através da compreensão dos fatores econômicos e tecnológicos que estão no cerne da revolução digital;
· Identificar as principais tendências digitais e os modelos de negócio das organizações e também identificar o impacto das ferramentas digitais na relação entre a empresa e seus clientes;
· Ajudar a compreender como as tecnologias digitais e os modelos comerciais estão mudando radicalmente a dinâmica em indústrias e observar a mentalidade de disruptores digitais como, por exemplo, Google, Amazon e as grandes startups do Vale do Silício.
Público-Alvo
DX é um curso livre, destinado a todos que precisam estar aptos a participar ativamente da transformação digital em qualquer área ou tipo de organização: marketing, vendas, financeiro, jurídico, recursos humanos, administração, atendimento ao cliente, planejamento, logística, comunicação, etc. Você não precisa ter conhecimento prévio em tecnologias digitais, nem em computação ou matemática. Durante o curso, as tecnologias são apresentadas com o intuito de revelar os “fenômenos” por detrás de cada uma e não para que sejam desenvolvidas ou implementadas. Nossa estratégia consiste em fazer com que as tecnologias apresentadas sejam intelectualmente assimiladas pelos alunos, os quais, mais tarde, saberão qual tecnologia empregar, porque e como ele vai solucionar determinado problema.
Metodologia
DX é um curso livre com aulas semipresenciais, compactado em 6 meses (total de 170 horas). No seu tempo livre, você acompanha o material do curso pela web (72 horas), incluindo vídeo aulas gravadas pelos professores e, uma vez por semana, você participa fisicamente de aulas práticas e discussões com professores, monitores e colegas (72 horas). Além disso, professores e monitores também estão acessíveis, remotamente durante a semana, através da plataforma de ensino (Google for Education), para ajudá-lo a cada passo, e os professores ainda realizam “Talks” (vídeo chamadas em horários pré-definidos) com os alunos através do Google Hangouts (26 horas). Traga seu notebook para participar das aulas práticas!
A metodologia pedagógica do DX foi concebida para capacitar profissionais, muitas vezes leigos ou pouco informados, dotando-os com a fluência digital que as organizações necessitam para participarem ativamente no ágil processo de transformação digital. Para isso, os alunos são levados, primeiro, a tomar contato com um framework básico do mundo digital composto por três eixos principais: representação, processamento e comunicação digitais. A partir daí as tecnologias são encadeadas ao longo do tempo nos três eixos. Os participantes conhecerão, uma a uma, as tecnologias, suas funcionalidades, capacidades e possibilidades, além de exemplos de aplicação comerciais através de demonstrações reais.
O primeiro passo consiste em levar os participantes à uma desmistificação da tecnologia digital e à compreensão, de forma intuitiva, da computação digital, onde os princípios da comunicação digital são apresentados e exemplificados numa analogia aos meios de comunicação humanos. Cada tecnologia é apresentada, exemplificada, vivenciada e identificada em produtos comerciais existentes. Em muitos casos, práticas "hands-on" levam os participantes a uma vivência da tecnologia.
O modo de aprendizagem é auto estimulado e você ainda conta com o treinamento dirigido por instrutor em encontros presenciais.
Além disso, temos o programa Nunca saia da PUC-Rio! Novas tecnologias digitais e estratégias de negócios estão surgindo e são continuamente introduzidas no programa do curso. Para conhece-las ou, simplesmente, rever temas de seu interesse, ex-alunos do DX Professional são convidados a participar gratuitamente das aulas de novas turmas do curso DX Professional à distância. Futuramente, após concluírem o curso, você poderá se matricular gratuitamente como aluno extraordinário da PUC-Rio. Sua participação no curso gerará um certificado de extensão correspondente.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.