A democracia depende fundamentalmente da construção de uma base cultural comum; esta, por sua vez, depende da existência de canais de comunicação e de articulação envolvendo a construção de consensos básicos, que passam pela educação e pela formação das novas gerações de jovens. Partindo dessas premissas, o presente curso discute a magnitude e o alcance da fratura dessas dinâmicas societais, culturais e políticas. Isso será feito enfocando três dimensões fundamentais do debate contemporâneo. Inicialmente, a forma como as grandes transformações decorrentes da digitalização como linguagem ubíqua impactam a democracia e a dinâmica de construção do processo de opinião. Em seguida, o impacto desse processo para as juventudes, incidindo nas mais diferentes esferas, afetiva, familiar, profissional e também na relação entre gerações. Por fim, o curso também vai explorar a forma como essas transformações impactam de modo mais específico a educação, não apenas, mas, sobretudo, a escolar. Para a oferta dessa disciplina, foram mobilizados dois professores, sociólogos, que possuem pesquisa e publicações nos temas propostos. Marcelo Burgos trabalha com pesquisa nas áreas da sociologia do conhecimento e da educação. Fernando Lima Neto trabalha com pesquisa sobre espaço público digital, cultura política e novas formas de mobilização política.