Inclusão da Pessoa com Deficiência: aspectos psicossociais
Introdução
Cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade do país (ou 8,9% desse grupo etário) tem algum tipo de deficiência. Os dados são do módulo "Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022". Se cada pessoa com deficiência vive em uma família de três, mais de 55 milhões de pessoas são afetadas pela questão.
Profissionais das diferentes áreas precisam estar
aptos para lidarem com o assunto e promoverem, de forma efetiva, a inclusão da
pessoa com deficiência em diferentes contextos (família, escola, clínica e
ambiente de trabalho).
Objetivo
Formar
profissionais para promover de forma prática a inclusão de pessoas com
deficiência em todos os campos sociais.
Público-Alvo
Professores, psicólogos, profissionais de educação e
saúde ou ainda de outras áreas que tenham interesse em inclusão da pessoa com
deficiência.
Metodologia
As aulas terão grande ênfase na
reflexão, diálogo e troca de experiências entre os educandos e os facilitadores
da aprendizagem, a partir da discussão de textos, vivências em dinâmicas,
análise e estudo de casos clínicos e experiências escolares, discussão de
vídeos, filmes e documentários, bem como prática supervisionada.
Aulas online pelo zoom.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.