A introdução à Comunicação Não-Violenta (CNV) e ao Mindfulness visa apresentar conceitos e permitir a prática metodológica desses dois instrumentos. O objetivo é ampliar o campo perceptivo, tornando-nos mais conscientes dos padrões habituais e automatizados que geram estresse e uma comunicação ineficaz no dia a dia. Dessa forma, buscamos desenvolver uma comunicação mais eficaz, alcançar clareza mental e promover a regulação emocional, integrando essas capacidades e competências tanto individuais quanto coletivas na vida diária, seja no âmbito intrapessoal, interpessoal ou nas relações de trabalho.
A proposta é focar na percepção da experiência presente, observando o que sentimos, fazemos e como nos relacionamos e nos comunicamos com o mundo ao nosso redor. Isso promove escolhas mais conscientes e equilibradas, permitindo vivenciar a vida no momento em que ela acontece. Esse processo cria um espaço de escolha e liberdade, ao mesmo tempo que gera mais saúde, tranquilidade e bem-estar no cotidiano.
Por meio de dinâmicas e práticas, utilizaremos esses instrumentos para efetivamente reduzir o estresse e promover uma comunicação mais compassiva nas relações interpessoais. Os participantes terão a oportunidade de praticar Mindfulness para desenvolver foco, concentração, equilíbrio emocional e autoconfiança. Também aprenderão a acessar recursos internos para enfrentar os desafios diários (autorregulação) e a gerir conflitos por meio de uma comunicação clara, eficiente, empática e não violenta.
Além disso, os participantes desenvolverão a habilidade de reconhecer necessidades e sentimentos, promovendo uma comunicação assertiva e não-violenta. Esta abordagem integra os princípios da Gestalt Terapia, alinhando pensamento, sentimento e ação, tornando a comunicação nos relacionamentos afetivos, sociais e profissionais mais eficaz, assertiva e saudável.