A palavra ecologia pressupõe o estudo
de ambientes: sua estrutura, conteúdo e consequências sobre as pessoas. A
Ecologia das Mídias investiga a questão de como as tecnologias e as mídias
afetam a percepção, a compreensão, os sentimentos e os valores humanos.
Partindo da ideia de que toda
tecnologia é uma “mídia”, uma forma de mediação entre o ser humano e o mundo ao
seu redor, a Ecologia das Mídias vem se destacando como uma promissora
abordagem para o estudo de fenômenos recentes como mídias algorítmicas,
comunicação viral ou as consequências sociais das inovações tecnológicas.
Além da centralidade de seu maior
expoente, o pensador canadense Herbert Marshall McLuhan, o curso explora ideias
de autoras e autores centrais no desenvolvimento do campo de estudo da Ecologia
das Mídias. Como abordagem genuinamente multidisciplinar, a Ecologia das Mídias
explora interfaces dos fenômenos da tecnologia e cultura com os campos da
Filosofia, Comunicação, Artes, Arquitetura, Teoria Feminista, Educação,
Linguística, Ciências Sociais, políticas e Design.