O curso "Introdução ao Projeto de Conservação e Restauração de Vitral" destina-se a profissionais e interessados em conhecer aspectos gerais de uma arte que mantém sua essência de produção por mais de mil anos, e que encanta a muitos por sua peculiar interação com a luz e o ambiente no qual está inserido. A longevidade de um vitral é inversamente proporcional à natureza frágil de seus materiais. Em sua condição de bem integrado a arquitetura possui uma dupla função, a fruição e a proteção do espaço arquitetônico contra intempéries, exigindo um cuidado e uma conservação adequada, muitas vezes não realizada, sendo comum a necessidade de restaurações. Como suporte da arte, e em muitos casos vinculados ao patrimônio histórico e cultural protegido, necessita de um cuidado especial na manutenção de sua originalidade em casos de intervenção, não sendo suficiente apenas o conhecimento das técnicas de execução, mas também dos conceitos de conservação e restauração, e, sobretudo, a ética profissional.
Buscando uma síntese entre o fazer e o pensar, o “Programa de Restauro e Conservação em Arquitetura e Urbanismo” tem como objetivo oferecer aos alunos o exercício da crítica fundamentada na teoria e, ao mesmo tempo, o “feedback” dessa teorização com exemplos concretos, tanto da prática projetual quanto de execução de obras de restauração e afins.
Do ponto de vista acadêmico, como projeto de extensão universitária, pretende-se que essa aproximação entre teoria e prática proporcione uma visão panorâmica das importantes conquistas do campo disciplinar do restauro e conservação que abarca, minimamente, três séculos de conhecimento, além de suprir lacunas na formação universitária, a qual, de maneira geral, é tão carente dos fazeres manuais e da prática.
Através do um corpo docente de experientes especialistas, doutores e mestres, os quais acumulam também anos de prática no mercado, o programa busca diálogos horizontais entre a academia, o escritório de projeto, o atelier de restauro e o canteiro de obras. Para que juntos possamos pensar fazendo e fazer pensando.
Justifica-se este programa pela necessidade em instrumentalizar os diferentes agentes envolvidos com a importante tarefa de lidar com o Patrimônio Cultural (referência essencial da sociedade) a partir de uma compreensão correta e, consequentemente, para uma intervenção adequada.
O Programa Restauro e Conservação em Arquitetura e Urbanismo é constituído por cursos temáticos com 36 horas cada, organizados em sequência, que inicia com a teoria a serviço da prática e se desenvolvem como exercício crítico do fazer prático. São eles:
- Restauração em Arquitetura, Teoria Projeto e Execução
- Projeto de Restauração Arquitetônica, Prática e Tecnologias
- Obra de Restauração: Comercial, Orçamento e Gestão em obras de restauro
- Introdução ao Projeto de Conservação e Restauração de Vitral.