
A exploração e produção de reservatórios de petróleo envolve inúmeras tarefas, nas quais se aplicam princípios científicos para se determinar a estratégia que maximize a recuperação de petróleo dentro dos limites físico e econômicos existentes.
A computação está cada vez mais presente e assume papel determinante na eficiência de produção através da análise de grandes volumes de dados, fazendo uso de simulação numérica de reservatórios e métodos computacionais inteligentes, buscando prever o comportamento dos reservatórios e otimizar sua produção.
A produção dos campos do Pré-sal, intensifica ainda mais a necessidade de superação de obstáculos, demandando esforços de várias áreas do conhecimento e uma parcela importante desses esforços é atribuída à área de Computação e de Métodos de Apoio à Decisão. Sua responsabilidade consistirá em criar ferramentas, simuladores e sistemas computacionais que apoiem os especialistas na tomada de decisões relacionadas à gestão das reservas do Pré-sal, no planejamento e programação de processos e na análise sob incerteza de investimentos. O setor, portanto, exigirá cada vez mais recursos humanos especializados e técnicas avançadas.
A prática durante o curso será realizada com simuladores comerciais (IMEX-CMG, CMOST, GEN, STARS) e o Sistema OCTOPUS (PUC-Rio), uma ferramenta inteligente de apoio à decisão na otimização do desenvolvimento de reservatórios, desenvolvida pelo laboratório ICA (Inteligência Computacional Aplicada) da PUC-Rio para a Petrobras.