A Justiça Restaurativa pode ser compreendida como uma filosofia – investigação que as pessoas fazem, antes de tudo, do que significa o valor da justiça na existência humana e nas diversas relações com o mundo e a vida.
É uma forma de pensar, refletir e investigar sobre a construção das relações em quatro dimensões: a pessoa com ela própria, nas dinâmicas interpessoais, na interação com as funções institucionais e, em uma instância macro, na convivência social. Uma maneira de agir diante dos desafios da convivência, a partir da concepção plena da responsabilidade individual e coletiva.
É um campo que oferece alternativas para a possibilidades de compreensão e resolução de conflitos e violências, buscando promover relações mais justas e humanizadas. A relevância desse tema reside na sua capacidade de transformar a maneira como a sociedade lida com conflitos, priorizando a reparação dos danos e a restauração das relações. O curso aborda conceitos e práticas que resgatam as potencialidades humanas e promovem o desenvolvimento de alternativas construtivas diante de atos conflituosos e violentos na convivência.