Extensão: 42 horas
Liderança: fator-chave para uma gestão eficaz
Introdução
Modelos de liderança e o contexto contemporâneo da liderança em ambientes mutáveis e complexos; liderança relacional; liderança transformacional; inteligência emocional; liderança servidora; autoridade e poder; autoconhecimento e autogestão da liderança; o líder e as mudanças, o fracasso e a impopularidade; relacionamentos com base na confiança; aspectos da delegação; gestão de conflitos; o líder e o conflito de gerações; tomada de decisão; fatores que energijam o líder; o princípio do Learning History como ferramenta de aprendizagem.
Objetivo
O Curso de Liderança se propõe a estabelecer uma dinâmica de troca de experiências e informações acerca do universo da liderança, com o impactante desafio de transformar a performance do participante com relação à sua capacidade de liderar.
Para tanto, outros objetivos foram definidos:
· Desenvolver uma visão reflexiva e prática diante do panorama contemporâneo da liderança, face às freqüentes exigências corporativas para uma gestão eficaz;
· Possibilitar ao profissional o autoconhecimento e a autogestão de sua liderança a fim de permitir o enfrentamento dos dilemas da gestão e a promoção de mudanças que permitam uma melhor performance gerencial.
O participante, ao final do curso, estará habilitado a:
- entender os modelos e o contexto do fenômeno da liderança;
- criar uma visão de suas oportunidades e dos fatores que o ameaçam acerca da competência liderança;
- identificar, entre os relatos e casos vivenciados, alternativas de aplicação prática para a melhoria do seu modelo de gestão;
Público-Alvo
Profissionais com vivência no ambiente corporativo e que estejam interessados em adquirir uma visão reflexiva e critica acerca da liderança como fator chave para uma gestão eficaz;
Profissionais interessados em desenvolver um modelo próprio de liderança de modo a aplica-lo na gestão de suas atividades diárias.
Metodologia
A proposta é fazer com que os nossos encontros sejam extremamente ricos para todos nós. Para isso, a tônica é a PARTICIPAÇÃO DE TODOS, por meio da experienciação prática dos temas e do compartilhamento de nossas idéias.
Para ajudar nessa experiência e no compartilhamento de idéias, cada encontro está desenhado da seguinte forma:
Primeira parte: Apresentação do TemaExplanação do tema pelo professor com apoio de material específico.
Para essa parte, haverá um material-base, para cada sessão, condensado na forma de uma apostila, distribuida pela secretaria do curso antes do primeiro encontro. Recomenda-se a leitura do material-base antes de cada respectiva sessão a fim de se criar uma familiarização com o assunto.
Segunda Parte: Painel de debates e discussõesAtividades em grupo, por meio de dinâmicas próprias, para explorar vivências e trocar informações acerca das questões propostas;
Debates, em pequenos grupos, para a discussão de casos práticos, por meio de relatos específicos de experiências vividas ou presenciadas cada aluno.
Critérios de Avaliação
A avaliação do curso compreenderá dois instrumentos importantes:
1. Conteúdo de um breve relato – um caso real vivido ou presenciado pelo aluno - entregue, de forma individual, descrevendo uma situação prática acerca da liderança, utilizando algum aspecto de uma dada sessão, correspondendo a 40% do grau final;
O trabalho deverá descrever um relato de um caso, compreendendo além da apresentação do tema associado a algum aspecto da liderança, detalhes da experiência vivenciada e uma visão crítica pessoal do fenômeno descrito. O trabalho deverá usar fonte Times New Roman 12, margem superior e esquerda igual a 3 cm, margem inferior e direita igual a 2 cm, além de ter as páginas numeradas no canto superior direito, à exceção da primeira. Não há limite mínimo e máximo de páginas. O trabalho deverá ser enviado à caixa eletrônica do professor até uma semana depois do último encontro.
2. Participação nos debates e discussões propostos durante as sessões, correspondendo a 60% do grau final;
Condições para aprovação:
- freqüência mínima de 75% - certificado de participação;
- nota final mínima de 6,0 – certificado de aprovação.
VI - Bibliografia :
A bibliografia básica e complementar utilizada para cada sessão é:
BENNIS, W; SPREITZER, G.M.; CUMMINGS, T.G. O futuro da liderança organizacional: uma coletânia com as idéias dos maiores líderes da atualidade. São Paulo: Futura, 2001.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
HOLLANDER, Edwin P. Leadership dynamics. Nova York: 1984.
GOLEMAN. Daniel. Inteligência emocional. 10. ed. São Paulo: Objetiva, 2007.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
SBC - Sociedade Brasileira de Coaching.
Homepage Institucional. Disponível em: <HTTP://www.sbc.org.br
LEITE, Isabel Cristina B. V.; GODOY, Arilda S.; ANTONELLO Claudia S. O aprendizado da função gerencial: os gerentes como atores e autores do seu processo de desenvolvimento, Aletheia, n.23, p. 27-41, jan./jun., 2006.
ULRICH, Dave; SMALLWOOD, Norm; SWEETMAN, Kate; O Código da liderança. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.
MENDONÇA, Marcia F. de; NOVO, Damáris V.; CARVALHO, Rosangela de. Gestão e liderança. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
THOMAS, K. W. Conflict and Negotiation Processes in Organizations. 2ed, vol.3. Palo Alto: Consulting Psychologits Press, 1992.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Veja Também
Workshop: Inteligência Emocional na Gestão Prática de Pessoas
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.