Extensão: 24 horas
Mediação e Diálogos Plurais: Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento
Introdução
Sobre o curso Mediação e Diálogos Plurais:
O curso apresenta uma conceituação sobre ética e sua relação com o conceito de moral e sua inserção na Filosofia. Neste curso são abordados temas como valores e atitudes como elementos para uma nova conduta comprometida com a diversidade, equidade, inclusão e o sentido de pertencimento. Uma proposta de dialogar com estes pilares sociais em perspectiva com a saúde mental num viés psicanalítico segundo Freud, trazendo reflexões sobre a dimensão ética rompendo paradigmas eurocêntricos destacando a afrocentricidade da Filosofia Ubuntu. O tema da mediação apresenta-se como uma abordagem, ou ainda, como uma prática para a utilização de recursos e métodos na promoção de diálogos, reflexões e a para a resolução de conflitos em diferentes contextos. Mais: a mediação e os diálogos plurais permitem, a partir dos princípios éticos e morais, promover ações pautadas no bem-estar geral.
O Programa de Formação de Saúde Mental em Freud: da clínica às organizações, tem como objetivo abordar temas considerados relevantes destas primeiras décadas do século XXI, visando estabelecer um colóquio acadêmico científico entre o sujeito e suas relações de subjetividade, partindo do conceito freudiano de “sujeito dividido e singular” e da nova estrutura sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de indivíduo bio, psico, social e espiritual.
Pretende-se refletir e integrar os arcabouços teóricos tradicionais com as reais possibilidades de se estabelecer uma saúde mental igualitária, considerando os obstáculos de vulnerabilidade social.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço no campo da saúde mental na psicologia, permeando as lacunas sociais e universitárias da formação acadêmica.
Em um cenário de retrocesso e desmonte das instituições públicas e da incapacidade das instituições privadas em dialogar com a pesquisa, esta formação busca ainda, oferecer um debate horizontal entre docentes e discentes, contribuindo para a formação de lideranças e novos investigadores psicossociais.
O Programa de Formação de Saúde Mental em Freud: da clínica às organizações possui as seguinte trilhas:
1.Trilha – Clínica
2.Trilha – Organizacional
Para cada trilha temos diferentes cursos e aderências:
1ª. Trilha – Clínica
1. Automutilação: a marca no corpo do sofrimento – 16h
2. Abordagem nos tratamentos terapêuticos à pacientes portadores de transtornos – 16h
3.As transferências em Freud: estudo dos casos clássicos na contemporaneidade – 24h
4.O autista no espaço escolar – 24h
5.Arte e psicanalise: o paradigma estético em Freud – 16h
2ª. Trilha – Organizacional
1.As psicopatologias do trabalho e o autocuidado na identificação do sofrimento e da saúde – 24h
2.Saúde no trabalho: uma visão psicopatológica da área de gestão de pessoas – 24h
3.Mediação entre educação e organização – 24h
4.Mediação e Diálogos plurais: diversidade, equidade, inclusão e pertencimento – 24h
Público-alvo do programa:
Profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como psicólogo, assistente social, sociólogo, educador, gestor em recursos humanos, comunicador social, advogado, médico, filósofo e estudantes universitários interessados em ampliar os seus conhecimentos.
Profissionais de órgãos e entidades públicos, bem como de organizações de sociedade civil e movimentos sociais.
Certificação:
Ao realizar cada curso, o aluno receberá um certificado. Os alunos que realizarem todos os cursos da formação receberão uma declaração atestando a formação.
Objetivo
Explorar a ética como um elemento essencial para a promoção de ambientes harmoniosos, especialmente no contexto da diversidade, equidade, inclusão onde se desenvolva o sentido de pertencimento por meio de mediação e diálogos plurais. Este curso, essencial para a dimensão humana, visa:
Apresentar os conceitos básicos de ética no contexto contemporâneo;
Discutir as questões éticas na pauta da diversidade, equidade e inclusão;
Apresentar as discussões éticas afrocentradas;
Apresentar a mediação como meio de promover ambientes eticamente inclusivos;
Apresentar a intermediação entre os diálogos plurais no desenvolvimento de ambientes inclusivos no combate às diversas formas de discriminação e preconceito;
Identificar como se dá o desenvolvimento do sentido de pertencimento.
Público-Alvo
Psicólogo, Psicanalista, Médico,
Bacharel em Direito, Pedagogo, Assistente Social, Comunicador Social,
Sociólogo, Antropólogo, Educador, Administrador Público, Filósofo, Estudantes e
Público em geral.
Pré-Requisito
Não é necessário ter formação e nenhum
conhecimento prévio.
Metodologia
Aulas expositivas ao vivo através da plataforma Zoom com
utilização de recursos online. As aulas gravadas são disponibilizadas no
ambiente de aprendizagem online por 2 meses após o término do curso.
Estudo de casos em grupo. Apostilas e leituras complementares disponibilizado na plataforma acadêmica.
Ambiente assíncrono do zoom.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Na eventualidade de impedimento do aluno realizar as avaliações
síncronas durante as aulas, este deve solicitar avaliação específica após conclusão
do curso.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.