O curso pretende discutir a infância e a recepção do público infantil nos museus. A atuação de profissionais na área de mediação em museus e centros culturais requer múltiplos conhecimentos de diferentes áreas. Pesquisas têm demonstrado que a formação deste profissional tem se dado na própria instituição, muitas vezes no aprender fazendo. Por sua vez, o público escolar tem sido apontado em diversas pesquisas como o mais numeroso e ao mesmo tempo o mais desafiador para os educadores/mediadores.
O curso oferece subsídios para complementar a formação deste profissional que recebe diferentes públicos, especificamente o infantil. Por meio de leituras teóricas e proposições práticas, o curso buscará apresentar as especificidades de se trabalhar com crianças e as inúmeras possibilidades de pensar propostas pedagógicas pertinentes para este público.
Para abordar tais questões, o curso será dividido em três módulos:
I- Educação em museu: um campo em construção;
II- O desenvolvimento infantil e suas especificidades para a mediação;
III- Infâncias e museus: encontros e descobertas.
A reflexão sobre as relações da infância com o mundo, com a cultura e a dimensão estética que envolve essas experiências será o fio condutor dos módulos.