Programa de saúde mental: arte e cultura em Freud
Arte e cultura em psicanálise são dois campos que, desde a época de Freud, travam diálogo e se influenciam mutuamente na investigação do ser humano. Freud, ao escutar repetidas vezes em sua clínica os dramas das famílias da classe média burguesa de Viena, conseguiu enxergar, para além da superfície do enunciado, a latência da enunciação, a pulsação do desejo que movia o mundo com suas engrenagens silenciosas. Isso jamais teria sido possível se Freud tivesse se mantido estritamente como um homem das ciências da natureza, sendo a sua caminhada pelo mundo da criação artística fundamental para que ele se precipitasse aos caminhos do inconsciente. A 7ª. arte possibilita os diálogos eloquentes sobre temas sociais revestidos de marca sob o tapete de um jardim, onde se busca elementos para a saúde mental.
Este programa, composto por 5 cursos, totalizando 63h, não visa habilitar clinicamente o estudante, mas possibilitar o uso da Técnica Psicanalítica em diferentes práticas.
Cursos do Programa:
- Arte e Psicanálise: A Criação Artística e o Paradigma Estético em Freud
- Os Arquétipos da Sexualidade na Psicanálise
- Mitos do Cinema e as Masculinidades
- Poesia e Psicanálise: O Inconsciente Estruturado como um Poema
- A Dimensão Psicológica do Branding: As Relações Entre Sujeito Consumidor e as Marcas
Certificação
Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado de extensão.
Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão adicionalmente uma declaração atestando que cursaram o Programa de Formação em Saúde Mental.
Sobre o curso Mitos do Cinema e as Masculinidades
Este curso apresenta uma visão sobre personagens masculinos míticos e sua influência no comportamento social de sujeitos diversos, pois a sétima arte possui um sem-fim de personagens que se tornam míticos e acabam por representar o ser humano.