O Curso “Mudanças Climáticas: A contribuição da Indústria do Petróleo” situa a indústria do petróleo no contexto das Mudanças Climáticas. A Indústria do Petróleo pode colaborar no período de Transição Energética, garantindo a segurança energética mundial enquanto novas formas de energia advindas de fontes não-fósseis se aperfeiçoam e assumem seu papel de destaque numa nova ordem energética mundial. As emissões desta indústria têm que ser mitigadas e o Sequestro Geológico de Carbono (Carbon Capture Storage - CCS), uma atividade que guarda similaridades técnicas com a Exploração e Produção de petróleo, é uma forma efetiva de contribuição da indústria de petróleo para sequestrar grandes volumes de carbono.
Este curso discute estas contribuições desta indústria. Para tanto, revê as causas e consequências do aquecimento global, no Módulo 1. No segundo Módulo, o foco é a natureza dos gases de efeito estufa, as emissões prevalentes na indústria do Petróleo, tanto na área de Exploração e Produção quanto na área de Refino, e a metodologias de elaboração de seu inventário e controle.
No Módulo 3, são examinados os aspectos técnicos, de segurança e de mitigação de riscos das atividades inerentes ao sequestro geológico de carbono. A seguir são examinados 2 aspectos primordiais para o florescimento das atividades de CCS: no Módulo 4 são examinados os aspectos econômicos e os mecanismos de monetização deste tipo de investimento; enquanto no Módulo 5 é examinado o arcabouço que permite que o sequestro de carbono, especialmente o sequestro geológico, seja praticado de forma tecnicamente segura e estável sob os aspectos legal e normativo.