O Programa de Saúde Mental: as Psicopatologias no Trabalho oferece em seus quatro cursos, uma visão sistêmica do estudo da fisiologia do trabalhador, a necessidade de reconhecer o seu tempo e espaço laboral e as doenças que estão sendo reconhecidas de origem somática. Pretende-se refletir e integrar os arcabouços teóricos tradicionais com as reais possibilidades de se estabelecer uma saúde mental igualitária, considerando os obstáculos de vulnerabilidade social.
Este programa, composto por 3 cursos, totalizando 56h, não visa habilitar clinicamente o estudante, mas possibilitar o uso da Técnica Psicanalítica em diferentes práticas.
Cursos do Programa:
- As psicopatologias do trabalho e o autocuidado na identificação do sofrimento e da saúde
- Saúde no trabalho: uma visão psicopatológica da área de gestão de pessoas
- O ajustamento e desajustamento psíquica do enfermeiro(a) nas atividades laborativas contemporâneas
Certificação
Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado de extensão.
Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão adicionalmente uma declaração atestando que cursaram o Programa de Saúde Mental: as Psicopatologias no Trabalho.
Sobre o curso O ajustamento e desajustamento psíquica do enfermeiro(a) nas atividades laborativas contemporâneas
A mercantilização da saúde no Brasil, está solapando todos os profissionais de diferentes setores.
O enfermeiro(a), profissional da saúde, vem sofrendo mudanças em seus conceitos laborais e funcionais. As psicopatologias estão surgindo em razão do desajustamento laboral. Necessário se faz reconhecer a epistemologia das doenças e seus gatilhos bem como o enquadre da categoria como protagonista da cura das enfermidades.