Extensão: 24 horas
O Autista no Espaço Escolar
Introdução
Sobre o curso Psicanálise e educação: autistas no espaço escolar
O curso de extensão busca proporcionar aos profissionais da saúde e da educação um conhecimento dos fundamentos do Transtorno do Espectro Autista, a partir das contribuições da Psicanálise. Na constituição do sujeito, examina o que diz respeito às noções metapsicológicas de Freud. Investiga as estruturas psíquicas descritas por Freud e Lacan, o autismo como uma quarta estrutura, como defende Jerusalinsky, a estrutura da exclusão. De Laznik, vamos apresentar os três tempos pulsionais constituintes, as falhas ou experiências da criança com a sua família, quando há suspeitas de autismo. Examina o trabalho sobre os autismos coordenado por Kupfer e sua equipe da USP, que instituíram o IRDI e o APEGI, como instrumentos para identificar os ‘entraves estruturantes na constituição do sujeito’. Propõe as narrativas como ferramentas preventivas de intervenção no contexto escolar ou familiar.
O Programa de Formação de Saúde Mental em Freud: da clínica às organizações, tem como objetivo abordar temas considerados relevantes destas primeiras décadas do século XXI, visando estabelecer um colóquio acadêmico científico entre o sujeito e suas relações de subjetividade, partindo do conceito freudiano de “sujeito dividido e singular” e da nova estrutura sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de indivíduo bio, psico, social e espiritual.
Pretende-se refletir e integrar os arcabouços teóricos tradicionais com as reais possibilidades de se estabelecer uma saúde mental igualitária, considerando os obstáculos de vulnerabilidade social.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço no campo da saúde mental na psicologia, permeando as lacunas sociais e universitárias da formação acadêmica.
Em um cenário de retrocesso e desmonte das instituições públicas e da incapacidade das instituições privadas em dialogar com a pesquisa, esta formação busca ainda, oferecer um debate horizontal entre docentes e discentes, contribuindo para a formação de lideranças e novos investigadores psicossociais.
O Programa de Formação de Saúde Mental em Freud: da clínica às organizações possui as seguinte trilhas:
1.Trilha – Clínica
2.Trilha – Organizacional
Para cada trilha temos diferentes cursos e aderências:
1ª. Trilha – Clínica
1. Automutilação: a marca no corpo do sofrimento – 16h
2. Abordagem nos tratamentos terapêuticos à pacientes portadores de transtornos – 16h
3.As transferências em Freud: estudo dos casos clássicos na contemporaneidade – 24h
4.O autista no espaço escolar – 24h
5.Arte e psicanalise: o paradigma estético em Freud – 16h
2ª. Trilha – Organizacional
1.As psicopatologias do trabalho e o autocuidado na identificação do sofrimento e da saúde – 24h
2.Saúde no trabalho: uma visão psicopatológica da área de gestão de pessoas – 24h
3.Mediação entre educação e organização – 24h
4.Mediação e Diálogos plurais: diversidade, equidade, inclusão e pertencimento – 24h
Público-alvo do programa:
Profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como psicólogo, assistente social, sociólogo, educador, gestor em recursos humanos, comunicador social, advogado, médico, filósofo e estudantes universitários interessados em ampliar os seus conhecimentos.
Profissionais de órgãos e entidades públicos, bem como de organizações de sociedade civil e movimentos sociais.
Certificação:
Ao realizar cada curso, o aluno receberá um certificado. Os alunos que realizarem todos os cursos da formação receberão uma declaração atestando a formação.
Objetivo
- Entender a diferença do autismo
em sua etiologia (orgânica e/ou psíquica).
- Examinar as estruturas
psíquicas da psicose, perversão e neurose, analisando a estrutura dos autismos a
partir da constituição psíquica.
- Conhecer os três tempos
pulsionais descritos por Laznik e os instrumentos IRDI e APEGI para a identificação
dos possíveis ‘entraves estruturantes na constituição do sujeito’.
- Entender as narrativas como
ferramentas preventivas de intervenção.
Público-Alvo
Interessados no tema em diferentes áreas. Psicólogos, Psicanalistas, Pedagogos,
Arquitetos, Cientistas Sociais, Cineastas, Publicitários, Jornalistas,
Filósofos, e todos que tenham curiosidade ou afinidade com o tema.
Metodologia
Aulas expositivas ao vivo através da plataforma Zoom com utilização de recursos online.
Estudo de casos em grupo. Apostilas e leituras complementares disponibilizado na plataforma acadêmica. Ambiente assíncrono do zoom.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Na eventualidade de impedimento do aluno realizar as avaliações síncronas durante as aulas, este deve solicitar avaliação específica após conclusão do curso.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.