As frações continuam sendo uma área
desafiadora na matemática escolar, em todas as etapas da educação, com impactos
que se estendem muito além dos anos escolares.
De acordo com Hung-Hsi Wu, professor Emérito da Universidade
da Califórnia, em Berkeley, e conhecido por suas contribuições no campo da
Educação Matemática: “entender frações é crucial na
compreensão dos números racionais e na preparação para a álgebra, pois as
frações representam a primeira incursão significativa dos alunos na abstração.”
As abordagens típicas de ensino de frações usam referências
concretas como pedaços de pizza, em vez de oferecerem orientação para os
primeiros passos dos alunos no domínio da abstração. Além disso, a
falta de uma definição clara combinada ao uso de diferentes analogias
como: parte-todo, razão e quociente geram uma confusão
conceitual que dificulta a aprendizagem e afasta alunos e
professores de uma prática baseada na lógica e coerência.
Neste curso, vamos apresentar a abordagem do professor
Hung-Hsi Wu para o ensino de frações. Ele defende o uso da reta numérica como
referência natural para as frações, da mesma forma que os dedos servem como
referência para os números naturais.
O uso da reta numérica confere coesão ao estudo dos números
na matemática escolar, definindo um número de maneira inequívoca como um ponto
na reta numérica. Uma vez
que você aceita essa definição, pode usar raciocínio lógico para explicar todos
os demais significados
desse conceito.