Com o desenvolvimento urbano e consequente aumento da população urbana, foram maximizados os impactos negativos ao meio ambiente. Cada vez mais são utilizados nas construções materiais poluentes, recursos não renováveis, são descartados dejetos sem tratamento e desperdiçados recursos hídricos. A sociedade contemporânea já adota práticas sustentáveis em várias áreas, mas ainda é insignificante, quando comparada com a totalidade, o número de construções concebidas com a filosofia sustentável e compostas por equipamentos integrados a natureza. Muito disto é justificado pela falta de abordagem das instituições de ensino superior brasileiras em apresentar para os estudantes alternativas sustentáveis as técnicas convencionais a muito adotadas e pela insuficiente oferta de cursos e disciplinas que possuam enfoque projetual às instalações sustentáveis.
Este tema é relevante e fundamental para chegarmos ao desenvolvimento sustentável e integração com a natureza que precisamos atingir, além de preparar o profissional contemporâneo para a demanda que o mercado já exige. Com o atual momento em que passamos, onde ficamos tempo mais do que o usual confinados em nossas residências, fica claro a todos o quanto as construções existentes não permitem a integração a natureza e que os recursos energéticos e hidráulicos são consumidos cada vez mais e sem o devido reuso ou geração que permitiria economia e menor impacto ao meio ambiente.
Este curso pretende dar subsídios ao profissional, para que ele possa, de maneira efetiva, atender a esta demanda crescente da sustentabilidade.