A clínica com crianças possui uma especificidade que não se traduz somente pelo atendimento a uma determinada faixa etária, mas sobretudo pela necessidade de articular os diversos discursos veiculados sobre a criança ( discurso familiar, social, educacional, médico) ao sintoma apresentado por ela. Por seu estatuto de dependência em relação a seus cuidadores primordiais, o sintoma da criança tem a dupla dimensão de indicar a articulação entre o sofrimento da criança e a problemática parental e ao mesmo tempo possibilitar à criança a construção de uma subjetividade que não seja mera repetição do sintoma dos pais. A articulação entre o sintoma da criança e a estrutura familiar, a plasticidade do psiquismo infantil, as formas de subjetivação propostas à criança na contemporaneidade, são marcadores importantes de uma singularidade clínica que requer uma reflexão e análise dos pressupostos teóricos que norteiam esta prática.
A proposta do curso é formar profissionais que tenham interesse no atendimento à criança, propiciando-lhes condições para o desenvolvimento de uma reflexão que permita a construção de uma clínica com crianças. O corpo docente é formado por psicólogos com formação psicanalítica e acadêmica, que privilegiam a pesquisa e investigação sobre a prática psicanalítica a partir do estudo da pluralidade das orientações teórico-clínicas,
visando indicar ao aluno articulações que lhe permitam adquirir uma relação crítica e investigativa com sua própria prática. O curso teve início em 2007, com turmas de 25 alunos, tendo formado especialistas no âmbito do atendimento clínico a crianças e suas famílias.
O curso oferece um estágio supervisionado em clínica com crianças para possibilitar a produção de um espaço de reflexão e pesquisa sobre a clínica e a psicopatologia da
infância.