O ser humano pode seguramente se definir por meio de sua capacidade em produzir significados acerca de se mesmo e do universo. A física quântica, a filosofia e as religiões por exemplo, tentam mostrar um certo significado por trás do caos aparente. Porem, nosso dia-a-dia, raramente nos oferece espaços para pensar e realizar questionamentos sobre a nossa natureza e o mundo que nos rodeia. Esse curso pretende criar e oferecer precisamente essas possibilidades de reflexões pessoais e coletivas.
A questão do humano se encontra no centro de várias disciplinas e áreas do saber. As artes costumam questionar a construção da identidade individual e brincam com a desconstrução das emoções humanas. Para a ciência, o humano se torna um efeito das leis da evolução e o comportamento do individuo poderia ser, no futuro, decifrado e monitorado por meio das biotecnologias. No âmbito religioso, o ser humano aparece como o principal interlocutor de Deus, e transforma a existência mundana numa experiência espiritual. No direito, o individuo se torna um sujeito dotado de direitos e deveres, concretizando a sua subjetividade na cidadania e na luta política. A questão do humano atravessa também a filosofia: umas correntes celebram a sua dignidade enquanto outras negam a sua relevância. Além disso, e particularmente nesses inicios do século XXI, as fronteiras entre aquelas disciplinas se dissipam cada vez mais: as ideias cientificas parecem cultivar certos fenômenos religiosos (e reciprocamente), a literatura e as artes se tornam objetos prediletos de estudos filosóficos e o direito se inspira na economia e na psicologia para desenvolver sua atividade.
Diante esse panorama, convém interrogar-se sobre os temas seguintes:
- Como essas disciplinas constroem e definem o humano?
- Que tipos de objetivo perseguem ?
- Como elas justificam uma determinada abordagem e como descartam outras perspectivas?
- Pode existir uma complementariedade entre essas disciplinas? Como poderia determinar-se sua forma e seu conteúdo? Tal complementariedade é desejável?
O Curso pretende trazer esse tipo de questionamento ao público, e se realizará por meio de módulos específicos sobre uma matéria determinada. Cada módulo de 3 horas (sábado) será ministrado, em geral, por um professor do quadro permanente da PUC-Rio, doutor e especialista na questão tratada. O Curso se divide em quatro partes:
Presenças,
Energia,
Corpos e
Mutações