A sinodalidade está na ordem do dia. O Magistério do Papa Francisco e as últimas Assembleias do Sínodo dos Bispos têm contribuído decisivamente para que essa temática coopte as atenções. Sobretudo a convocação para uma Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade (teologia e prática), gerou uma demanda por conhecimento e aprofundamento do tema e da temática conexa. A preparação para essa Assembleia, agendada para outubro de 2023 pretende envolver o mais amplamente todos os membros da Igreja, em nível local, nacional, continental e internacional.
No Brasil a temática da sinodalidade teve um caminho bem mais lento, se comparada à produção bibliográfica de outras regiões. Os motivos podem ser vários, talvez até porque vários aspectos da prática sinodal se desenvolveram em nossa terra sem levar esse nome. Entre eles, sem dúvida, se encontra a prática do planejamento pastoral participativo e a temática da comunhão e participação.
A proposta do curso de extensão procura atender à demanda atual. Principalmente, procura colaborar com os interessados na reflexão sobre o tema e com as Dioceses e demais organizaç1oes eclesiais que necessitam preparar pessoas para a participação no processo sinodal mencionado.