Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada à Infância e Adolescência
Introdução
No Brasil, a TCC tem atraído o interesse de muitos profissionais das áreas de saúde e educação. Hoje é possível encontrar em algumas universidades do país, professores desenvolvendo linhas de pesquisa dentro da área. O Departamento de Psicologia da PUC-Rio seguindo esta tendência vem se fortalecendo com a implementação de cursos e criando incentivos para o desenvolvimento de linhas de pesquisa que ampliem os conhecimentos sobre a abordagem.
O Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada à Infância e Adolescência pode prover solução à marcante demanda por terapeutas especializados na área da infância, uma vez que o trabalho clínico com a população infanto-juvenil possui peculiaridades tanto de base teórica, como o estudo de psicologia do desenvolvimento e psicopatologia da infância e adolescência quanto da maneira de apresentar o trabalho para os pequenos pacientes. Além disso, pode responder a crescente demanda em nossa sociedade por tratamento para o público infanto-juvenil através da formação de profissionais com amplo domínio da abordagem a partir da integração de conhecimentos teóricos à prática clínica supervisionada com crianças e adolescentes.
Objetivo
O objetivo do curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada a Infância e Adolescência é formar profissionais que disponham de um amplo conhecimento sobre o funcionamento saudável e patológico de crianças e adolescentes e que sejam capazes de oferecer um serviço de promoção de saúde mental de alta qualidade técnica e com embasamento científico dentro do referencial da Terapia Cognitivo-Comportamental.
2.3) OBJETIVOS ESPECIFICOS
Apresentar a história e fundamentos da terapia cognitivo-comportamental e as adaptações que foram necessárias para que a teoria pudesse ser aplicada de forma eficaz com o público infanto-juvenil.
Apresentar informações sobre desenvolvimento humano e psicopatologia infanto-juvenil para que o aluno aprenda a diferenciar entre o normal e o patológico.
Capacitar o aluno em habilidades de entrevista e observação para que uma avaliação completa possa ser feita.
Ensinar como uso de materiais complementares como brinquedos, testes psicológicos e questionários podem ser usados com o público infanto-juvenil para que a avaliação leve a um bom entendimento do caso.
Apresentar e treinar técnicas de avaliação, tratamento e prevenção com crianças, adolescentes e suas famílias.
Capacitar o aluno em habilidades terapêuticas: escuta empática, contrato terapêutico, raciocínio clínico e planejamento das sessões dentro da abordagem cognitivo-comportamental.
Oferecer as informações pertinentes para que o aluno desenvolva amplo domínio do modelo cognitivo-comportamental e sua prática clinica aplicada às diversas faixas etárias em diferentes contextos, tais como: atendimento individual ou em grupo, com cunho preventivo ou terapêutico.
Público-Alvo
Psicólogos e médicos.
Metodologia
A estrutura do curso está pautada na combinação entre disciplinas teóricas, discussão de casos clínicos e atividades práticas supervisionadas e orientação de monografia. Em cada disciplina, os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelos professores regentes. No final do último semestre, submeterão no formato de um trabalho de conclusão de curso uma revisão bibliográfica sobre um dos temas abordados ao longo das aulas de sua escolha em comum acordo com seu orientador. Uma banca examinadora formada pelo orientador e dois professores convidados aferirá nota ao aluno por este trabalho.
Estagio e Supervisão:
Os alunos poderão trazer seus casos do consultório para serem discutidos durante a supervisão. O estágio será dividido em dois momentos: supervisões e atendimentos. Os atendimentos poderão ser feitos on-line ou presencialmente pelo aluno tanto na sua prática particular como pela PUC através do SPA, para aqueles que ainda não tem pacientes. Esses atendimentos não estão comtemplados no horário do curso e constituem uma carga horária a mais. O curso exige o atendimento de 1 paciente apenas por no mínimo 12 semanas por módulo. São 2 módulos de estágio. As supervisões estão contempladas no horário do curso e constituem-se de encontros semanais com 2 horas de duração em equipe (a turma é dividida em 4 grupos, cada um com 1 supervisor) semanalmente.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.