Aulas expositivas, acompanhadas de análises de obras de arte e de filmes documentários e ficcionais, abordando os temas propostos pelo curso. Leituras de bases serão sugeridas, assim como a audiência de alguns filmes. Um exercício prático facultativo de fim de curso será sugerido, de acordo com as habilidades e interesses da turma.
Bibliografia de base:
BELLOUR, Raymond. Entre imagens. Campinas: Papirus, 1997.
CRUZ, Roberto Moreira S. Apresentação. In: Cinema sim. Narrativas e projeções. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. (Catálogo exposição).
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
________. La question du panorama: entre photographie et cinéma. In: Revue de la Cinémathèque, nº 4, 1995.
________. Movimentos improváveis. O efeito do cinema na arte contemporânea. In: Movimentos improváveis. O efeito do cinema na arte contemporânea. Rio de Janeiro: CCBB, 2003. (Catálogo exposição).
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
________. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 2008.
________. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 2001.
MACIEL, Kátia (org.). Transcinema. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2009.
PARENTE, André (Org.). Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: 34, 1993.