Compreender a complexidade das interações homem-ambiente na região amazônica brasileira, além de problematizar impactos de grandes obras de infraestrutura, populações tradicionais e conservação da biodiversidade. Nesse sentido, o caso da UHE Belo Monte e das populações ribeirinhas atingidas pelo empreendimento no estado do Para será bastante utilizado durante as aulas para fornecer elementos que são fundamentais ao debate.
A proposta geral é que os alunos possam entrar em contato com bases conceituais e teóricas sobre a Amazônia e analisar a importância das populações tradicionais no processo de construção de políticas públicas que caminhem para a construção de um desenvolvimento mais sustentável.
O curso é aberto a todos aqueles (inclusive à alunos de fora da PUC-Rio) que se interessam pelas temáticas sociais e ambientais, se preocupam com a conservação ambiental, social e cultural da região amazônica brasileira e desejam refletir sobre a construção de caminhos para uma relação mais sustentável entre a sociedade e o ambiente.
Todas as aulas acontecerão nas terças-feiras com duração de 3 horas e divididas em duas partes. A primeira será voltada a uma dinâmica mais expositiva e teórica estimulada a partir de artigos ou textos e materiais audiovisuais. Já a segunda parte contará com atividades de grupo e debates interdisciplinares sobre a temática em questão. Cabe ressaltar que a participação de convidados (como professores, pesquisadores, outros profissionais da área e representantes das populacoes tradicionais da regiao) será organizada no intuito de enriquecer o debate ao longo curso.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!