A especialização em Análise e Projeto de Sistemas (APS) é
uma pós-graduação 100% online, com a mesma qualidade do tradicional curso
presencial, com ênfase em Engenharia de Software, Banco de Dados e
Desenvolvimento Full-Stack . O curso é focado em profissionais de
qualquer área de conhecimento que desejem ingressar ou migrar para a área de
TI, bem como para profissionais de TI que desejem formalizar, reciclar ou
reforçar os seus conhecimentos.
O APS habilita profissionais a analisar, projetar e
implementar sistemas de informação, capacitando o aluno a atuar no mercado
desempenhando diversos papéis, tais como Gerente de TI / Scrum Master,
Analista de Requisitos / Product Owner, DBA e
Desenvolvedor Full-Stack, equilibrando teoria e prática com solidez e
fazendo diferença na atuação profissional.
Você terá aulas ao vivo com professores do curso e
convidados, podendo participar e interagir com a turma em tempo real. Outro
diferencial é a praticidade de poder rever a qualquer momento todas as aulas,
que serão gravadas, oferecendo a flexibilidade que você precisa. Tenha acesso
também a um vasto conteúdo exclusivo que poderá ser acessado de onde quiser!
Junte a tudo isso grande incentivo e apoio da equipe de professores na sua
jornada de aprendizado, com amplo networking.
A primeira versão deste curso foi criada há mais de 40 anos!
Ele foi um dos primeiros cursos de formação de profissionais de Informática do
Brasil, servindo como inspiração para diversos cursos de graduação e
pós-graduação do país. Ao longo do tempo, o curso se tornou uma especialização
e passou por diversas mudanças e atualizações, acompanhando as evoluções e
ditando as tendências do mercado e da tecnologia, mas sempre mantendo sua
excelência na qualidade e o reconhecimento pela formação de
profissionais top de mercado.
A especialização em Análise e Projeto de Sistemas tem sido
reconhecida como curso de alto nível e tradição no âmbito de todo o Brasil,
tanto nos meios empresariais quanto nos meios acadêmicos. É um curso oferecido
pelo Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, pioneiro no cenário nacional
por oferecer cursos de Mestrado desde 1967 e Doutorado desde 1971. Considerado
internacionalmente como um programa de excelência com um grande corpo docente,
o programa de pós-graduação do DI tem recebido o conceito máximo (7) da CAPES
desde sua criação em 2004.
Capacitar com excelência e desenvolver habilidades
profissionais para:
- Definir estratégias e processos de desenvolvimento de
softwares
- Especificar e projetar sistemas de informação
- Analisar, selecionar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas apropriadas ao
desenvolvimento dos sistemas
- Empregar, no desenvolvimento dos sistemas, tecnologias novas e/ou
estabelecidas, relacionadas a Engenharia de Software e Banco de Dados
- Atuar como desenvolvedor Full-Stack
- Liderar equipes técnicas
Este curso é indicado para profissionais graduados em outras
áreas de conhecimento, mas que tenham interesse em buscar uma nova (ou
complementar) área de atuação profissional, bem como para profissionais de TI
que desejem formalizar, reciclar ou reforçar os seus conhecimentos. Ensino
superior completo é pré-requisito para este curso.
Obrigatório: Graduação, preferencialmente em áreas técnicas.
O curso é estruturado em 10 disciplinas e uma Monografia
individual de conclusão, com o objetivo de guiar o aluno desde a necessidade -
passando pela análise e pelo projeto – até a construção da solução para o
problema.
Cada disciplina tem carga horária de 36 horas, divididas
entre aulas online síncronas (com horário marcado) teóricas e práticas, aulas
assíncronas (nas quais o aluno tem a liberdade de escolher o melhor horário
para consumir os conteúdos) e outras atividades como palestras, trabalhos
individuais e em grupo, mentorias e estudos orientados. As aulas serão
ministradas por profissionais experientes e reconhecidos no mercado nas áreas
de tecnologia e negócios, todos eles especialistas, mestres ou doutores em
Informática ou áreas correlatas.
Os alunos são avaliados por disciplina, devendo obter o grau
mínimo de 6.0 (seis) em cada disciplina e uma média global mínima de 7.0
(sete). Os critérios para avaliação de cada disciplina ficam a cargo do
professor responsável.
Os encontros síncronos serão realizados às 3as, 4as e 5as, das 19h às 22h. No início de cada módulo, será divulgada a programação com as datas exatas dos encontros de cada disciplina, sempre obedecendo a estes dias estipulados, podendo variar de 1 a 3 encontros semanais, dependendo da semana.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Luiz Antonio de Moraes Pereira
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Introdução ao Ambiente de Banco de Dados - Sistemas de Informação Apoiados em Banco de Dados - Modelos de Dados Relacional - Linguagem SQL - Sistemas de Banco de Dados com Arquitetura Cliente / Servidor - BDs Distribuídos. Desenvolvimento e implementação em software de mercado (ex. Oracle) de aplicações de banco de dados
Introdução e conceitos básicos da linguagem Java; Classes, Objetos, Variáveis, Métodos; Biblioteca Java; Herança e Polimorfismo; Interfaces e Classes Abstratas; Construtores; Elementos Estáticos; Tratamento de Exceções.
Conceitos Gerais sobre Sistemas de Informação - Software e Qualidade de Software - Processos de Desenvolvimento: Clássico, Prototipação, Espiral, RUP e XP - Analise e Modelagem de Sistemas - Orientação a Objetos e Modelagem UML.
Abstração de Dados - Modelagem Conceitual de Dados - Fundamentos de Projeto de Banco de Dados - Projeto Conceitual de Banco de Dados - Projeto Lógico de Banco de Dados - Projeto Físico de Banco de Dados - Projeto de Banco de Dados Orientado a Objetos - Administração de Dados.
Padrões de Projeto e Boas Práticas de Desenvolvimento Orientado a Objetos; Catálogo de Padrões de Projeto; Strategy; Observer; Decorator; Singleton; Abstract Factory e Factory Method; State; Template Method; Adapter; Façade; Command e outros padrões.
Requisitos de Software e seus tipos extraídos a partir dos processos de negócio. O Processo da Engenharia de Requisitos de Software e as principais técnicas de Levantamento de Requisitos aplicadas ao negócio.
Análise de Requisitos com negociação aplicados a casos reais. Modelagem Conceitual de Sistemas e Gerência de Requisitos.
Arquitetura de aplicações Web; HTML e CSS; Servlets e JSPs; Modelo MVC; Requisições HTTP; Parâmetros, Atributos, Sessão; Manipulação de Erros; Distribuição; JDBC; Introdução a Frameworks Web do mercado como Hibernate, Boostrap, JQuery, Spring MVC.
Interação Humano-Computador; Interfaces com o usuário; Ambiente de Interface; Estilos de Interface; Características desejáveis em uma Boa Interface; Requisitos não Funcionais de Usabilidade; E-Acessibilidade; Acessibilidade Digital; Tecnologia Assistiva; Acessibilidade x Usabilidade; Interface na Web; Metáforas e Metonímias na Interface; Escolha das metáforas Computacionais; Classificação de Metáforas Computacionais; Luz e Visão; Cores; Uso de Cores em Sistemas Computacionais; A importância da cor nas Interfaces dos SI; Associações e Escolha de Cores na Interface; Ilusões de Ótica causadas pelas Cores; Memória para a Cor; Cuidados no Projeto de Interfaces com cores Default; Globalização; Estratégias de Usabilidade Sistemas de Informação Globalizados; Requisitos Internacionais de Usabilidade; Definindo Modelo de Cultura do Usuário; Modelos; Modelos adotados no Processo de Produção de SW; Elaboração de Modelo de Usuários; Técnicas de Análise e Modelagem; Documentação de Projeto de Interface; Representação da Camada de interface no Diagrama e Sequência da UML.
Apresentação de casos e de temas interessantes aos alunos do curso visando complementar sua formação.
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.
Desenvolvimento, pelos alunos, divididos em grupos, de um sistema de informação, sob a orientação de um professor.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
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