Antropologia e Imagem: A cidade, a rua e o fotógrafo
Extensão: 10 horas
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Bernardo Velloso Fernandez Conde
O curso Antropologia e Imagem: A cidade, a rua e o fotógrafo parte de noções da antropologia urbana para se colocar em perspectiva a relação entre as pessoas e o espaço urbano. Dentro dessa abordagem, o fotógrafo é o “observador participante” que vai por meio de um olhar particular, representar a arquitetura, interações humanas, fenômenos urbanos, tribos culturais, em suma, o universo da rua.
O curso pretende visitar alguns autores como Walter Benjamin, Michel Agie, Gilberto Velho, e fotógrafos que retrataram a vida urbana como Robert Frank, Cartier Bresson, Doiseau, Vivian Maier, D’agata, Titarenko, entre outros.
Dentro desta fusão, entre o olhar fotográfico e a antropologia urbana, se pretende entender como o espaço urbano é produto e produtor de dinâmicos fenômenos culturais. Como grupos culturais, e suas subjetividades, negociam e renegociam identidades, que emprestam e tomam emprestado das ruas de uma cidade.
O curso também proporá aos alunos, um trabalho prático de fotografia de rua, para posterior análise e debate sobre o material produzido.
Este curso integra o Programa de Antropologia e Imagem
O programa de Antropologia e Imagem da PUC-Rio combina o olhar da antropologia cultural com a prática da produção e análise de imagens. O programa se concentra no estudo das culturas e sociedades humanas por meio da observação e documentação de suas expressões visuais, como fotografias, filmes, vídeos e outros artefatos visuais.
A importância do programa:
- Ampliação da compreensão cultural: A antropologia da imagem oferece uma maneira única de compreender e documentar a diversidade cultural tanto no universo urbano quanto em culturas diversas e distantes. As imagens visuais capturam aspectos significativos das práticas culturais, crenças, valores e identidades, proporcionando uma compreensão mais rica e profunda da diversidade cultural.
- Desafio de estereótipos e preconceitos: As imagens podem ajudar a desafiar estereótipos e preconceitos culturais, oferecendo uma visão mais autêntica e contextualizada de diferentes comunidades e comportamentos. A antropologia da imagem pode revelar a complexidade e a diversidade das experiências humanas, promovendo uma compreensão mais precisa e empática.
- Participação e empoderamento das comunidades: A antropologia da imagem pode envolver as comunidades estudadas no processo de criação e interpretação das imagens.
Ao fazer isso, o programa promove a participação ativa das comunidades no processo de pesquisa e ajuda a capacitar os membros dessas comunidades para se envolverem na representação de suas próprias culturas.
- Comunicação intercultural: As imagens têm uma capacidade única de transcender as barreiras linguísticas e culturais. A antropologia da imagem pode servir como uma ferramenta poderosa para facilitar a comunicação e o diálogo intercultural, permitindo que diferentes grupos compreendam e apreciem as perspectivas uns dos outros.
O Programa de Antropologia e Imagem é composto por 4 cursos independentes. São eles:
Antropologia e Imagem: A cidade, a rua e o fotógrafo
Identidade Cultural e Fotografia - Como Retratar o Outro?
Certificação: Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado de extensão. Os alunos que realizarem todos os cursos do programa será conferida uma declaração do programa.
O curso proporcionará uma visão mais densa sobre a cultura proveniente da ou vivida na rua. Possibilitará um olhar fotográfico mais consistente. Propiciará nova perspectiva de temas a serem cobertos pela fotografia.
Por meio das práticas supervisionadas, um maior domínio sobre o ato de fotografar fenômenos urbanos.
Fotógrafos, sociólogos, antropólogos, jornalistas, urbanistas, designers, artistas visuais e demais interessados.
O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, textos, vídeos, debate e prática supervisionada. As aulas serão online e ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom. A gravação das aulas ficará disponível por até 2 meses após o término do curso.
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Bernardo Velloso Fernandez Conde
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!