A especialização busca promover o conhecimento dos instrumentos disponíveis e das normas vigentes, entendidos como elementos estratégicos e facilitadores do planejamento, construindo um patamar de discussões privilegiado na elaboração de projetos para ambientes de saúde. Nesse sentido, o curso de Especialização em Arquitetura para a Saúde visa:
- Prover aos alunos instrumentos que unem teoria e prática, permitindo o conhecimento e a compreensão de questões relativas ao campo da arquitetura para a saúde, com ênfase no projeto de arquitetura e engenharia para ambientes de saúde, segundo uma abordagem multidisciplinar;
- Apresentar ferramentas projetuais, técnicas, teóricas e metodológicas para o planejamento, a concepção e a construção de ambientes para saúde;
- Ampliar e provocar o debate no “Campo da Arquitetura e Engenharia para Saúde”, com experiências nacionais e internacionais, questionando verdades naturalizadas;
- Incentivar a prática profissional no campo da “Arquitetura e Engenharia para Saúde” e suprir a falta de cursos de Pós-graduação que articulem arquitetura, engenharia e ambientes de saúde.
Profissionais de nível superior das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design, gestores de Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) e demais profissionais de nível superior vinculados ao campo da saúde.
70% das aulas ao vivo transmitias pela zoom e 30% das aulas assíncronas.
A proposta pedagógica do curso busca estabelecer um canal de reflexão sobre o dia a dia da profissão, gerando subsídios técnicos, teóricos e metodológicos para realização de projetos para ambientes de saúde. Nesse sentido, busca-se desenvolver uma práxis voltada para o planejamento, a concepção e a construção de ambientes de saúde que mescle conteúdo técnico e normativo com abordagens ancoradas numa arquitetura preponderantemente “humana”, baseada na experiência sensorial do ser humano no espaço.
A proposta metodológica introduz os alunos no "Campo da Arquitetura para a Saúde" de forma gradual, sem massificar o conteúdo, nem embotar a reflexão. Busca-se atravessar as fronteiras entre o tratamento e a vida, o cotidiano e a sociedade, a tecnologia e o humano. No início do curso, as dinâmicas dos ambientes da saúde vão sendo apreendidas e debatidas, para que então o conteúdo seja internalizado e as soluções sejam solidificadas e experimentadas.
Utilizaremos o método do diálogo das fontes e a análise de casos-referência.
O caso-referência constitui um método de estudo que prioriza referências centrais dos casos concretos, objetivando elucidar e exemplificar a análise em pesquisas. O referido método permite a análise de casos exemplares, independentemente do método de estudo de caso. O caso-referência constitui-se, portanto, de casos concretos presentes na realidade (objeto real) em que pode ser observada a cristalização das hipóteses em consonância com a delimitação teórico-conceitual que viabiliza a construção do objeto do conhecimento. Permite, assim, a análise de uma situação que funcione como base fática para a pesquisa teórica e para o desenvolvimento de projetos para ambientes de saúde.
A metodologia do curso prioriza a articulação de distintos métodos didáticos: exercícios de projetos coletivos, aulas expositivas, palestras e visitas agendadas a hospitais de referência, tendo como âncora as disciplinas de atelier e de metodologia, que buscam a conexão entre a teoria e a prática. Nas disciplinas com aulas práticas, buscamos o desenvolvimento de dinâmicas de workshop, por meio do uso de ferramentas gráficas para explorar ideias e acelerar processos capazes de renovar as soluções iminentes que envolvem os ambientes para saúde. Essa prática fomenta a postura ativa do aluno a partir de um perfil colaborativo que trabalha com equipes multidisciplinares.
As diretrizes traçadas nas dinâmicas do Curso, nos três módulos, serão:
Rosangela Lunardelli Cavallazzi
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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