Em se tratando da afetividade no mundo corporativo, há quem diga que seria impossível desenvolver uma adaptabilidade mais saudável para certos trabalhadores. No entanto, estudos revelam um caminho novo: o de refletir, pensar, criar, provocar e possibilitar que, homens e mulheres possam ser mudados em suas perspectivas emocionais e relacionais, afinal se mudarmos o homem, mudaremos o mundo.
No âmbito da Psicologia, relatos clínicos, concedidos por profissionais de diversos setores, registram queixas de que não há tempo para tratar seus conflitos interiores, o que tem contribuído para formação de ambientes de trabalho favoráveis a instabilidade emocional. Não atoa, cresce o número de quadros de depressão e estresse organizacional.
Desta forma, os contextos de trabalho, cada vez mais confinados, pressupõem o desenvolvimento de um processo neurótico, que leva a uma ruptura entre a capacidade racional-técnica e estabilidade afetiva, o que afetará em médio prazo a competência e as relações deste trabalhador.
É diante deste diagnóstico que o curso “As psicopatologias do trabalho: práticas de autocuidado e novos comportamentos para lidar com ambientes de confinamento” surge para contribuir com a geração de possibilidades que possam reverter essa situação (de ambiente de trabalho favoráveis a depressão e ao estressante), por meio de autocuidado, apoiado pela aplicação de ferramentas psicológicas.
Levantar questões sobre os limites entre a saúde e o sofrimento nos ambientes de trabalho, apresentando as interfaces entre o sujeito e o mundo do trabalho confinado;
Introduzir ferramenta psicológicas, estimulando a autorreflexão, o autocuidado do individuo frente aos desafios do ambiente de trabalho, abrindo possibilidades para que novas posturas possam ser tomadas no ambiente de trabalho
Trabalhadores das áreas, profissionais envolvidos com saúde no trabalho, sindicalistas, pesquisadores e estudantes.
Serão trabalhados os temas do programa em cada encontro, por meio de aulas teóricas, proporcionando debate entre o grupo.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!