Disciplinas
FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E NEUROPLASTICIDADE
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Ementa: Estabelecer relações entre as funções cognitivas e a organização do Sistema Nervoso Central. Buscar com isso o conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, para compreender alterações cerebrais, e do comportamento. Mostrar conceitos básicos quanto neuroplasticidade e aprendizagem.
Bibliografia:
Cotran, Kumar & Collins (2000). Pathologic Basis of Disease. Guanabara-Koogan, 6ª Edição.
Guyton AC (1993). Neurociência básica: anatomia e fisiologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Lent, R (2002). Cem bilhões de Neurônios 1ª Ed. São Paulo: Atheneu.
GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Ementa: Conceitos básicos em gerontologia; Biologia do envelhecimento; Aspectos demográficos e epidemiológicos relacionados ao envelhecimento populacional; Princípios da abordagem do paciente idoso; as principais síndromes geriátricas; Doença cerebrovascular; Doença de Alzheimer e outras demências; Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento; Doenças neurodegenerativas; Depressão de início tardio e outros transtornos do humor; psicofarmacologia no idoso.
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer Jacob Filho,
Inouye, Sharon K., et al. (2007) Geriatric Syndromes: clinical, Research, and Policy Implications of a Core Geriatric Concept. Journal of the American Geriatrics Society 55 (5 ), 780-791.
Wilson; Kikuchi, Elina Lika. (2011). Geriatria e Gerontologia Básicas. Elsevier Brasil.
HISTÓRICO DA NEUROPSICOLOGIA E SUA INSERÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E POSSÍVEIS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO.
Módulo: 1
Carga Horária: 16
Ementa:
Principais fatores e contextos históricos associados ao surgimento da neuropsicologia. Expor como avaliação neuropsicológica se insere como uma modalidade da avaliação psicológica. Abordar os principais contextos de aplicação da avaliação neuropsicológica.
Bibliografia:
Mesulam, M. (2012). The Evolving Landscape of Human Cortical Connectivity: Facts and Inferences.Neuroimage, 62(4), 2182-2189.
Sternberg, R. J (2000) Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Walsh, K (1994) Neuropsychology A Clinical Approach. Churchill Livingstone (third edition) 1-32.
NEUROLOGIA
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Ementa: Apresentar as relações entre processos neurológicos e a neuropsicologia.
Bibliografia:
Cotran, Kumar & Collins (2000). Pathologic Basis Of Disease, W.B. Saunders 6 edição
Colli, B.O. (2000) Temas de Neurocirurgia Para Graduação. Ribeirão Preto: Disciplina de Neurocirurgia - HCFMRP-USP, 2000
Lent, R. (2000) Cem bilhões de Neurônios 1ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2002
PSIQUIATRIA E PSICOFARMACOLOGIA
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Ementa: Desenvolver conceitos gerais para identificação de diagnósticos recorrentes na clínica neuropsicológica. Apresentar princípios básicos da neuropsicofarmacologia.
Bibliografia:
Cheniaux, E. (2014) Manual de Psicopatologia Editora: Guanabara Koogan. 4ºed.
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
PRÁTICA SUPERVISIONADA I
Módulo: 2
Carga Horária: 60
Ementa:
Observação de protocolos de avaliação neuropsicológica com supervisão e discussão de casos clínicos associados a disfunções cognitivas.
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L et al (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artes Médicas.
TEORIA DAS FUNÇÕES COGNITIVAS
Módulo: 2
Carga Horária: 90
Ementa: Explicitar as funções neuropsicológicas da atenção e percepção; da memória e aprendizagem; da linguagem e pensamento; das funções executivas; e das praxias. Essas funções serão abordadas dentro de uma perspectiva teórica baseada nos princípios da psicologia cognitiva. Serão apresentadas as principais técnicas de avaliação utilizadas em cada uma delas.
Bibliografia:
Matlin, M.W. (2004). Psicologia Cognitiva. LTC.
Sternberg, R. J. (2000). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Vygotsky, L. S. A. (2003). A Formação Social da Mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I: INFÂNCIA E ADOLESCENCIA.
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Ementa: Apresentar uma visão integrativa dos processos de avaliação na infância e adolescência, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação.
Estabecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional.
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L et al (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artes Médicas.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA II: ADULTO
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Ementa:
Apresentar uma visão integrativa do processo de avaliação no adulto, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação.
Estabelecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional do cliente.
Bibliografia:
Pasquali,L. (2004). Psicometria -Teoria dos Testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis. Editora Vozes.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L et al (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artes Médicas.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA III: IDOSO
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Ementa:
Apresentar uma visão integrativa do processo de avaliação, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação. Estabelecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional do cliente. Desenvolver um modelo de análise do funcionamento cognitivo e comportamental e queixas atuais.
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L et al (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artes Médicas.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Módulo: 3
Carga Horária: 15
Ementa:
Elaboração e construção da monografia. Identificar as etapas da metodologia científica. Relação entre estatística e psicologia. Escolha do método. Normas técnicas para produção de trabalhos científicos.
Bibliografia:
Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
Magalhães, G. (2005). Introdução à Metodologia da Pesquisa: Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática.
Motta R. e Hendges, G. R. (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: Editora Parábola.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho de conclusão de curso.
POSSÍVEIS INTERVENÇÕES POSTERIORES
Módulo: 3
Carga Horária: 15
Ementa:
Trazer propostas de intervenção a partir da avaliação neuropsicológica inicial. Mostrar possibilidades de interação com intervenções psicoterápicas como terapia cognitivo- comportamental. Mostrar os fundamentos da psicoterapia cognitivo- comportamental e possíveis relações com processos de reabilitação neuropsicológica.
Bibliografia:
Callegaro, M.M. e Landeira-Fernandez, J. (2007). Pesquisas em Neurociência e suas Implicações na Prática Psicoterápica. Em: Cordioli, A.V. (Org). Psicoterapias Abordagens Atuais, 3ª edição, 851-872. ArtMed, Porto Alegre.
Duffau, H. (2006) Brain Plasticity: From Pathophysiological Mechanisms to Therapeutic Applications. Journal of Clinical Neuroscience, 13: 885-897.
Kumari, V. (2006). Do Psychotherapies Produce Neurobiological Effects? Acta Neuropsychiatrica 18, 61-70.
PRÁTICA SUPERVISIONADA II
Módulo: 3
Carga Horária: 60
Ementa:
Aplicação de testes cognitivos que compõem uma avalição neuropsicológica breve utilizada como triagem de casos clínicos com suspeitas de disfunções cognitivas
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L et al (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artes Médicas.
PRÁTICA SUPERVISIONADA III
Módulo: 3
Carga Horária: 80
Ementa:
Atendimentos de três casos clínicos. Nele se inicia o treinamento de baterias completas. Apresentação do Wisc ou Wais. Leitura do manual e montagem de protocolo. Revisão dos protocolos em supervisão treinamento de subtestes com supervisores. Apresentação do WAIS e protocolo idoso. Leitura do manual e montagem de protocolo. Revisão dos protocolos em supervisão treinamento de subtestes com supervisores
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L et al (2010). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artes Médicas.