Avaliação Neuropsicológica
Especialização: 362 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Maria Lucia Vellutini Pimentel
Valkíria dos Anjos Fonseca Sampaio da Silva
A neuropsicologia visa entender as relações entre estruturas cerebrais, processos psicológicos e comportamentos. Estuda diversas funções cognitivas como linguagem, percepção, atenção, memória e funções executivas. Um de seus principais objetivos é formular hipóteses sobre o funcionamento cognitivo de cada indivíduo, e verificar a influência destes sobre seu padrão de relação com o ambiente, como por exemplo: desempenho quanto as habilidades de vida diária, alterações de personalidade e comportamento, déficits sociais, de aprendizagem, entre outros.
Para atuar enquanto Neuropsicólogo é necessário um conhecimento sobre o desenvolvimento normal e patológico do sistema nervoso central (SNC) bem como os períodos críticos de desenvolvimento. Para tal, a neuropsicologia se baseia em conhecimentos oriundos da psicologia e de outras disciplinas, dentre elas encontra-se como exemplos: a psicologia cognitiva, psicologia experimental, psicologia clínica, neuroanatomia, neurofisiologia, psiquiatria, pedagogia.
O exame neuropsicológico requer instrumentos específicos e métodos clínicos que possam abranger a investigação das funções cognitivas (atenção, memória, praxias motoras e ideatórias, linguagem, percepção, vísuo-construção e funções executivas) e sócio-afetivas (autorregulação do afeto e motivação, teoria da mente e julgamento moral). Os recursos neuropsicológicos são variados, o neuropsicólogo faz uso de testes objetivos e específicos para avaliar as funções descritas anteriormente, de observações clínicas quanto ao comportamento, além de instrumentos que julgar necessário para cada caso. Todo este processo se entende como avaliação neuropsicológica. Este permite a construção de um perfil individual e a partir deste é possível delinear, ou sugerir possibilidades de tratamento mais adequado, tanto no que tange a clínica psicológica quanto a atuação de outros profissionais.
Atualmente a avaliação neuropsicológica, por sua característica de possibilitar a compreensão da relação entre atividade do sistema nervoso ao funcionamento psicológico, tanto em condições normais, quanto em condições patológicas, tem provido contribuições e se afirmado como parte fundamental da psicologia. As alterações das funções cognitivas e suas consequências para o comportamento humano ao longo da vida têm sido enfocadas em diversas pesquisas com populações em diferentes faixas etárias. Para a população infantil, a avaliação Neuropsicológica possibilita a identificação precoce de transtornos cognitivos e desordens de desenvolvimento e, com tal, alterações no processo de aquisição de habilidades. Por isso é um instrumento de grande valia para o diagnóstico diferencial, sendo cada vez mais solicitada por diferentes profissionais que atendem a criança, como neuropediatra, psiquiatra infantil, entre outros.
A avaliação neuropsicológica também contribui para o estudo das doenças do envelhecimento e tem gerado conhecimento sobre o perfil cognitivo relacionado aos quadros de demências de diferentes etiologias. As informações alcançadas pelo exame neuropsicológico tem se mostrado útil para a decisão dos tratamentos clínicos e farmacológicos. Outra evidência da crescente solicitação do exame neuropsicológico como produtor de diagnóstico diferencial é que na revisão do DSM-V, a avaliação neuropsicológica passou a ser um dos critérios para o diagnóstico de deficiência intelectual.
Portanto a proposta do curso é formar especialistas em Neuropsicologia para atuar, principalmente, no âmbito da avaliação neuropsicológica clínica nas diferentes faixas etárias de desenvolvimento. Parte-se da premissa de que, cada vez mais, é necessário estimular a formação de profissionais capazes de compreender o funcionamento humano em todos os seus âmbitos, de modo a contribuir junto a diferentes profissionais para melhor qualidade de vida das pessoas.
Geral
- Apresentar os fundamentos da neuropsicologia cognitiva, caracterizando e integrando o funcionamento cerebral, funções cognitivas e métodos de investigação clínica neuropsicológica. Buscando, com isso, promover uma compreensão atualizada destes tópicos;
- Capacitar o profissional a realizar avaliação neuropsicológica, além de mostrar como isto pode ser inserido na prática clinica multidisciplinar.
Específicos
- Apresentar a história da neuropsicologia e as teorias que embasam a compreensão do funcionamento cognitivo nas diferentes faixas etárias;
- Fornecer informações sobre as diversas patologias que afetam o Sistema Nervoso Central;
- Treinamento nos diferentes métodos de investigação cognitiva, como observação clínica, tarefas, escalas, entre outros;
- Interpretação dos resultados da investigação neuropsicológica, elaboração do perfil cognitivo a fim de auxiliar no diagnóstico diferencial;
- Elaboração de laudo neuropsicológico.
Psicólogos.
Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Maria Lucia Vellutini Pimentel
Valkíria dos Anjos Fonseca Sampaio da Silva
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Ementa: Estabelecer relações entre as funções cognitivas e a organização do Sistema Nervoso Central. Buscar com isso o conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, para compreender alterações cerebrais, e do comportamento. Mostrar conceitos básicos quanto neuroplasticidade e aprendizagem.
Bibliografia:
Cotran, Kumar & Collins (2000). Pathologic Basis of Disease. Guanabara-Koogan, 6ª Edição.
Guyton AC (1993). Neurociência básica: anatomia e fisiologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Lent, R (2002). Cem bilhões de Neurônios 1ª Ed. São Paulo: Atheneu.
Ementa: Conceitos básicos em gerontologia; Biologia do envelhecimento; Aspectos demográficos e epidemiológicos relacionados ao envelhecimento populacional; Princípios da abordagem do paciente idoso; as principais síndromes geriátricas; Doença cerebrovascular; Doença de Alzheimer e outras demências; Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento; Doenças neurodegenerativas; Depressão de início tardio e outros transtornos do humor; psicofarmacologia no idoso.
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer Jacob Filho,
Inouye, Sharon K., et al. (2007) Geriatric Syndromes: clinical, Research, and Policy Implications of a Core Geriatric Concept. Journal of the American Geriatrics Society 55 (5 ), 780-791.
Wilson; Kikuchi, Elina Lika. (2011). Geriatria e Gerontologia Básicas. Elsevier Brasil.
Ementa:
Principais fatores e contextos históricos associados ao surgimento da neuropsicologia. Expor como avaliação neuropsicológica se insere como uma modalidade da avaliação psicológica. Abordar os principais contextos de aplicação da avaliação neuropsicológica.
Bibliografia:
Mesulam, M. (2012). The Evolving Landscape of Human Cortical Connectivity: Facts and Inferences.Neuroimage, 62(4), 2182-2189.
Sternberg, R. J (2000) Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Walsh, K (1994) Neuropsychology A Clinical Approach. Churchill Livingstone (third edition) 1-32.Ementa: Apresentar as relações entre processos neurológicos e a neuropsicologia.
Bibliografia:
Cotran, Kumar & Collins (2000). Pathologic Basis Of Disease, W.B. Saunders 6 edição
Colli, B.O. (2000) Temas de Neurocirurgia Para Graduação. Ribeirão Preto: Disciplina de Neurocirurgia - HCFMRP-USP, 2000
Lent, R. (2000) Cem bilhões de Neurônios 1ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2002
Ementa: Desenvolver conceitos gerais para identificação de diagnósticos recorrentes na clínica neuropsicológica. Apresentar princípios básicos da neuropsicofarmacologia.
Bibliografia:
Cheniaux, E. (2014) Manual de Psicopatologia Editora: Guanabara Koogan. 4ºed.
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.Ementa: Observação de protocolos de avaliação neuropsicológica com supervisão e discussão de casos clínicos associados a disfunções cognitivas.
Bibliografia Obrigatória: Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora. Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press.
Bibliografia complementar: Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed. Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed.). Oxford University Press. Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os
Ementa: Explicitar as funções neuropsicológicas da atenção e percepção; da memória e aprendizagem; da linguagem e pensamento; das funções executivas; e das praxias. Essas funções
serão abordadas dentro de uma perspectiva teórica baseada nos princípios da psicologia cognitiva. Serão apresentadas as principais técnicas de avaliação utilizadas em cada uma delas.
Bibliografia Obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2018). Cognitive Psychology (7th ed.). Cengage Learning.
Bibliografia Complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
Vygotsky, L. S. A. (2003). A Formação Social da Mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
Ementa: Apresentar uma visão integrativa dos processos de avaliação na infância e adolescência, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação. Estabecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional.
Bibliografia Obrigatória: Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora Tisser, L. (2017). Avaliação neuropsicológica infantil. Porto Alegre: Synopsis. Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora Vygotsky, L. S. A. (2003). A Formação Social da Mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
Bibliografia Complementar: Fuentes, D., Malloy-Diniz, L. F., de Camargo, C. H. P., & Cosenza, R. M. (2014). Neuropsicologia-: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed Editora
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology. Oxford University Press.
Ementa: Apresentar uma visão integrativa do processo de avaliação no adulto, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação. Estabelecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional do cliente.
Bibliografia Obrigatória: Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press. Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology. Oxford University Press Bibliografia Complementar: Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology. Oxford University Press. Zillmer, E. A., Spiers, M. V., & Culbertson, W. C. (2019). Principles of Neuropsychology. Cengage Learning
Ementa: Apresentar uma visão integrativa do processo de avaliação, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação. Estabelecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional do cliente. Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os 15 Desenvolver um modelo de análise do funcionamento cognitivo e comportamental e queixas atuais.
Bibliografia obrigatória: Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press. Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia Complementar: Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed. Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology. Oxford University Press. Zillmer, E. A., Spiers, M. V., & Culbertson, W. C. (2019). Principles of Neuropsychology. Cengage Learning
Ementa: Elaboração e construção da monografia. Identificar as etapas da metodologia científica. Relação entre estatística e psicologia. Escolha do método. Normas técnicas para produção de trabalhos científicos. Bibliografia Obrigatória: Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas. Magalhães, G. (2005). Introdução à Metodologia da Pesquisa: Caminhos da Ciência e Tecnologia. São Paulo: Ática.
Bibliografia Complementar: Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed. Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed..
Motta R. e Hendges, G. R. (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: Editora Parábola.
Trabalho de conclusão de curso.
Ementa: Trazer propostas de intervenção a partir da avaliação neuropsicológica inicial. Mostrar possibilidades de interação com intervenções psicoterápicas como terapia cognitivocomportamental. Mostrar os fundamentos da psicoterapia cognitivo- comportamental e possíveis relações com processos de reabilitação neuropsicológica.
Bibliografia Obrigatória: Callegaro, M.M. e Landeira-Fernandez, J. (2007). Pesquisas em Neurociência e suas Implicações na Prática Psicoterápica. Em: Cordioli, A.V. (Org). Psicoterapias Abordagens Atuais, 3ª edição, 851-872. ArtMed, Porto Alegre. Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia complementar: Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed.). Oxford University Press. Wilson, B (2020) (Ed). Reabilitação Neuropsicológica: Teorias, Modelos, Terapia e Eficácia. 1ª edição. Artesã Editora.
Ementa: Aplicação de testes cognitivos que compõem uma avalição neuropsicológica breve utilizada como triagem de casos clínicos com suspeitas de disfunções cognitivas.
Bibliografia Obrigatória: Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press. Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora. Bibliografia complementar: Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed. Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed.). Oxford University Press.
Ementa: Atendimentos de três casos clínicos. Nele se inicia o treinamento de baterias completas. Apresentação do Wisc ou Wais. Leitura do manual e montagem de protocolo. Revisão dos protocolos em supervisão treinamento de subtestes com supervisores. Apresentação do WAIS e protocolo idoso. Leitura do manual e montagem de protocolo. Revisão dos protocolos em supervisão treinamento de subtestes com supervisores
Bibliografia Obrigatória: Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora. Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY: Oxford University Press. Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia complementar: Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed.). Oxford University Press.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!