Introdução
As letras, como símbolos da comunicação, servem para transmitir muito além do conjunto verbal que representam. As formas, cores, tamanhos e diversidade de valores plásticos que possuem, contém um enorme potencial de informação que pode enriquecer o significado das coisas, fortalecendo assim o sentido que queremos dar a uma palavra, uma frase ou um texto extenso.
Aprender a lógica por trás dos traços da escrita, suas variações e formatos, são recursos valiosos tanto para entender a estrutura das letras, quanto necessários para praticar alfabetos e técnicas para a elaboração de artes projetadas para qualquer aplicação assim como formas adequadas de utilização em áreas como ilustração, publicidade, arte, objetos e artesanato, tatuagem e outras categorias dentro da arte e o design.
Objetivo
Aprender conceitos sobre escrita, diferenciar as diversas formas de escrita, reconhecer origens e formas de elaboração de alfabetos e textos, praticar diversos alfabetos, conhecer e usar diversas técnicas e ferramentas e entender as possibilidades de uso para o campo de interesse particular de cada aluno, visando a escrita como recurso, assim como suas aplicações a partir da prática caligráfica.
Público-Alvo
Ilustradores, designers, tatuadores, grafiteiros, artistas, criadores de estampa, artesãos, desenhistas, quadrinistas, e pessoas interessadas em aprender caligrafia artística como recurso para enriquecer e complementar seu trabalho.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Materiais para aulas:
- Pena 1 (caligrafía fundamental e chancelaresca)
- Pena flexível (recomendações e possibilidades)
- Cabo de pena
- Pincel fino ou aquabrush
- Tinta - cor escura
- Pincel barato tamanho médio
- Papel branco A4
- Papel manteiga A4
- Caneta vermelha ou azul
- Lápis ou lapiceira
- Borracha ou borracha maleável/limpa-tipo
- Papel toalha ou pano absorvente.
OBS: IMPORTANTE: quem é canhoto, sugiro comprar cabo oblíquo.