A exploração e produção de reservatórios de petróleo envolve inúmeras tarefas, nas quais se aplicam princípios científicos para se determinar a estratégia que maximize a recuperação de petróleo dentro dos limites físico e econômicos existentes. Assim, para atingir seus objetivos, profissionais do setor de petróleo empregam intensivamente sistemas computacionais para apoiar sua decisão, fazendo uso de simulações de reservatórios, que auxiliam tanto na definição do plano de desenvolvimento como no seu gerenciamento ao longo da vida produtiva do reservatório.
A computação está cada vez mais presente e assume papel determinante na eficiência de produção através da análise de grandes volumes de dados, fazendo uso de simulação numérica de reservatórios e métodos computacionais inteligentes, buscando prever o comportamento dos reservatórios e otimizar sua produção.
A produção dos campos do Pré-sal, intensifica ainda mais a necessidade de superação de obstáculos, demandando esforços de várias áreas do conhecimento e uma parcela importante desses esforços é atribuída à área de Computação e de Métodos de Apoio à Decisão. Sua responsabilidade consistirá em criar ferramentas, simuladores e sistemas computacionais que apoiem os especialistas na tomada de decisões relacionadas à gestão das reservas do Pré-sal, no planejamento e programação de processos e na análise sob incerteza de investimentos. O setor, portanto, exigirá cada vez mais recursos humanos especializados e técnicas avançadas.
Há um grande número de problemas na exploração do Pré-sal que demandam ferramentas computacionais sofisticadas e específicas para auxiliar os especialistas em tarefas como, por exemplo:
Além disso, o emprego e a interação da tecnologia, dos processos de exploração e produção e de novas metodologias de trabalho oferecem base para a adoção de Campos Inteligentes (Smart Fields) - um novo conceito que envolve a completação de poços com sensores e atuadores e sistemas inteligentes de predição e otimização e no qual a operação é obtida através da integração dos processos dos desenvolvimento (elevação, reservatório, automação, instrumentação e controle). O tema Campos Inteligentes é compreendido como o gerenciamento integrado de produção e reservatório, envolvendo monitoração, modelagem, instrumentação e controle inteligente em tempo real.
A PUC-Rio inova ao lançar um curso inédito no tema Desenvolvimento e Gerenciamento de Reservatórios que especializa profissionais para um mercado em forte demanda, na área de desenvolvimento, simulação e gerenciamento de reservatórios de petróleo e gás, considerando campos inteligentes. A bagagem de conhecimento prático (70% da carga horária do curso) e teórico (30%), adquiridos durante o curso, é um diferencial. A prática durante o curso será realizada com simuladores comerciais (IMEX-CMG, GEN, STARS, MATLAB) e o Sistema OCTOPUS (PUC-Rio), uma ferramenta inteligente que oferece apoio à decisão na otimização do desenvolvimento de reservatórios em atividades como: Alocação e Definição de Tipos de Poços, Ajuste de Histórico e Previsão de Produção, Cronograma de Abertura de Poços, Planejamento de Produção e Injeção, Controle Inteligente de Válvulas, Alocação Ótima de Plataformas e Tratamento de Incertezas Geológicas, entre outras.
O corpo docente do curso é formado por Doutores e Mestres, especialistas da indústria de petróleo e por pesquisadores da PUC-Rio envolvidos em pesquisa avançada na área, há mais de 16 anos.
Introduzir Campos Inteligentes e abordar os temas: O desenvolvimento e gerenciamento de reservatórios de petróleo e gás com ênfase na simulação de reservatórios, otimização do plano de desenvolvimento, completação inteligente e sistemas computacionais inteligentes de apoio à tomada de decisão.
Graduados ou graduandos, conhecedores das áreas de ciências exatas, exploração e produção de petróleo e gás, interessados em utilizar e/ou desenvolver softwares profissionais e sistemas computacionais de apoio ao desenvolvimento e gerenciamento de reservatórios.
Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!