Os Estudos em Sociedade Contemporânea abarcam diversas áreas de conhecimento, entre elas a antropologia, sociologia e a ciência política. Esses estudos procuram compreender alguns fenômenos da contemporaneidade tais como: dinâmicas sociais, transformações do comportamento, tendências de consumo, novas formas de engajamento político, tecnologia digital e sociabilidade e outros fenômenos decorrentes da hiper globalização.
Essa série de cursos propõe compreender ...
Estudos em Sociedade Contemporânea
Os Estudos em Sociedade Contemporânea abarcam diversas áreas de conhecimento, entre elas a antropologia, sociologia e a ciência política. Esses estudos procuram compreender alguns fenômenos da contemporaneidade tais como: dinâmicas sociais, transformações do comportamento, tendências de consumo, novas formas de engajamento político, tecnologia digital e sociabilidade e outros fenômenos decorrentes da hiper globalização.
Essa série de cursos propõe compreender características, dinâmicas e transformações sociais que ocorrem no mundo atual. Buscar o desafio da pesquisa em pleno processo das rápidas transformações é uma tarefa que requer um olhar treinado e crítico.
Essas transformações socias trazem inúmeras consequências aos comportamentos dos indivíduos que afetam o mundo a nossa volta e a nós mesmos. Dessa maneira, os Estudos fornecem um material consistente, acrescido de importantes insights, para entendermos os desafios e oportunidades com os quais nos deparamos nas sociedades contemporâneas.
O Programa Estudos em Sociedades Contemporâneas é composto por 4 cursos independentes. São eles:
Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado. Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão uma declaração atestando que cursaram o programa.
Por que a gente é assim? Por que consumimos da maneira que consumimos? Por que a base das nossas relações
interpessoais tem sido mediada pelo consumo? O que conduz o consumidor em sua escolha? O por quê do
consumo de luxo? Como equacionar consumo e mundo sustentável?
O crescente interesse pela cultura do consumo tem se desdobrado em pesquisas de monografia, dissertação de
mestrado, tese de doutorado, artigos, livros, seminários e congressos, coloca em perspectiva a crescente
importância dada ao tema nas últimas décadas.
A centralidade das Ciências Sociais – mais especificamente, a Antropologia - no estudo da cultura do consumo
será complementada com a importante contribuição áreas do conhecimento da Comunicação, do Marketing e
da Psicanálise.
Autores como Daniel Miller, Mauss, Everardo Rocha, Mary Douglas, Foucault, Lash, Sennett, Lipovetsky, entre
outros, serão auxiliares na proposição de respostas as questões acima.
A Antropologia ancora o curso, fornecendo visões, do micro e do macro, das potências e transformações sociais,
produtos e produtoras do consumo contemporâneo. A disciplina mergulha nas questões sobre os padrões de
consumo, o fenômeno como o das modas, tendências de consumo e a disseminação da ideia de sustentabilidade.
Objetivo
O curso capacitará o aluno para análises mais densas e aprofundadas sobre fenômenos culturais e comportamentos sociais que englobam a questão do consumo. Propiciará ainda, uma perspectiva densa sobre motivos e significados que envolvem tanto decisão de compra, comportamentos pós-compra, quanto a produção e reprodução de tendências de consumo.
O aluno sairá do curso com um arcabouço de conhecimento que potencializará sua capacidade tanto para atuação
nas áreas profissionais envolvidas com o ...
O curso capacitará o aluno para análises mais densas e aprofundadas sobre fenômenos culturais e comportamentos sociais que englobam a questão do consumo. Propiciará ainda, uma perspectiva densa sobre motivos e significados que envolvem tanto decisão de compra, comportamentos pós-compra, quanto a produção e reprodução de tendências de consumo.
O aluno sairá do curso com um arcabouço de conhecimento que potencializará sua capacidade tanto para atuação
nas áreas profissionais envolvidas com o consumo, assim como o instrumentalizará para dar sequência a
pesquisas acadêmicas em pós-graduações de diversas áreas.
Como o curso aborda as questões estruturantes de individuação nas sociedades contemporâneas, dialogando
com diversos campos de saber, a fim de configurar o objeto do consumo sob diferentes prismas. Isso
possibilitará ao acadêmico, ou ao profissional, um entendimento mais global sobre os distintos aspectos que
regem o consumo nas sociedades modernas.
Público-Alvo
Todos que
têm interesse sobre Cultura do Consumo.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O curso poderá ser pago em 2 parcelas de R$ 283,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
PARCELAMENTO NO CARTÃO DE CRÉDITO
O curso poderá ser parcelado em até 10 (dez) vezes no cartão de crédito (Mastercard e Visa).
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Elo, Diners, Mastercard e Visa; boleto bancário¹ e cartões de débito².
¹o boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária após o registro no banco, realizado, no máximo, uma hora após o atendimento
²somente presencial, em um de nossos balcões de atendimento.
Alunos custeados por empresas deverão enviar carta compromisso ou nota de empenho para confirmar sua matrícula (detalhes em "Veja o procedimento de admissão no curso").
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos:& ...
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.