Estudos em Sociedade Contemporânea
Os Estudos em Sociedade Contemporânea abarcam diversas áreas de conhecimento, entre elas a antropologia, sociologia e a ciência política. Esses estudos procuram compreender alguns fenômenos da contemporaneidade tais como: dinâmicas sociais, transformações do comportamento, tendências de consumo, novas formas de engajamento político, tecnologia digital e sociabilidade e outros fenômenos decorrentes da hiper globalização.
Essa série de cursos propõe compreender características, dinâmicas e transformações sociais que ocorrem no mundo atual. Buscar o desafio da pesquisa em pleno processo das rápidas transformações é uma tarefa que requer um olhar treinado e crítico.
Essas transformações socias trazem inúmeras consequências aos comportamentos dos indivíduos que afetam o mundo a nossa volta e a nós mesmos. Dessa maneira, os Estudos fornecem um material consistente, acrescido de importantes insights, para entendermos os desafios e oportunidades com os quais nos deparamos nas sociedades contemporâneas.
O Programa Estudos em Sociedades Contemporâneas é composto por 4 cursos independentes. São eles:
As Adicções nas sociedades contemporânea: leituras da sociologia e da psicanálise
Consumo e Comportamento do Consumidor por uma perspectiva antropológica
Antropologia e Sociedade – Uma perspectiva cultural sobre “nós” e os “outros
Individualismo e seus críticos
Certificação:
Ao realizar cada curso o aluno receberá um certificado. Os alunos que realizarem todos os cursos do programa receberão uma declaração atestando que cursaram o programa.
Por que a gente é assim? Por que consumimos da maneira que consumimos? Por que a base das nossas relações
interpessoais tem sido mediada pelo consumo? O que conduz o consumidor em sua escolha? O por quê do
consumo de luxo? Como equacionar consumo e mundo sustentável?
O crescente interesse pela cultura do consumo tem se desdobrado em pesquisas de monografia, dissertação de
mestrado, tese de doutorado, artigos, livros, seminários e congressos, coloca em perspectiva a crescente
importância dada ao tema nas últimas décadas.
A centralidade das Ciências Sociais – mais especificamente, a Antropologia - no estudo da cultura do consumo
será complementada com a importante contribuição áreas do conhecimento da Comunicação, do Marketing e
da Psicanálise.
Autores como Daniel Miller, Mauss, Everardo Rocha, Mary Douglas, Foucault, Lash, Sennett, Lipovetsky, entre
outros, serão auxiliares na proposição de respostas as questões acima.
A Antropologia ancora o curso, fornecendo visões, do micro e do macro, das potências e transformações sociais,
produtos e produtoras do consumo contemporâneo. A disciplina mergulha nas questões sobre os padrões de
consumo, o fenômeno como o das modas, tendências de consumo e a disseminação da ideia de sustentabilidade.