Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Alessandra Maia Terra de Faria
Antonio Claudio Engelke Menezes Teixeira
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Gabriela de Oliveira da Silva Miranda
Graduados de nível superior, mais especificamente nas áreas de Ciências Sociais, Publicidade, Marketing, Design e Psicologia, assim como os demais interessados em um aprofundamento sobre a cultura do consumo.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As gravações ficarão disponíveis por dois meses após o termino das aulas no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (moodle).
O curso se valerá de um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, debates, palestras, filmes, documentários, seminários, projetos, pesquisas de campo, coleta e análise de dados.
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Alessandra Maia Terra de Faria
Antonio Claudio Engelke Menezes Teixeira
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Gabriela de Oliveira da Silva Miranda
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Estratégias da comunicação publicitária; Sedução e fetiche no discurso publicitário; Comunicação e cultura de massa; Aspectos semiológicos; A publicidade como produtora anímica dos objetos; A recepção do discurso publicitário pelo consumidor.
Cultura como sistema de significação. Conceitos de cultura. Aspectos culturais e diferenciação nas sociedades tradicionais e modernas. Como opera a cultura. Rituais. Identidade e diversidade cultural.
Sociedades pré-modernas, passagem para a modernidade, movimento romântico, individualismo, formação do capitalismo, sociedade do consumo, consumismo moderno.
O olhar antropológico, cultura material, o consumo e as trocas simbólicas, consumo como mediador das relações, consumo e produção de identidade e sentido, o lugar do consumo na sociedade moderna, etnografia e consumo.
A construção do sujeito narcísico segundo a psicanálise. A concepção de narcisismo a partir das ciências sociais. Identificação e Identidade. O consumo como busca da completude narcísica.
Introdução à metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos á elaboração de um projeto de pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. Estruturas teórico-conceituais de pesquisas qualitativa e quantitativa. Preparação para o trabalho de campo, abordagem ao grupo pesquisado, coleta de dados. Interpretação e apresentação dos dados. Questões éticas na pesquisa.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!