
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Graduados de nível superior, mais especificamente nas áreas de Ciências Sociais, Publicidade, Marketing, Design e Psicologia, assim como os demais interessados em um aprofundamento sobre a cultura do consumo.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As gravações ficarão disponíveis por dois meses após o termino das aulas no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (moodle).
O curso se valerá de um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, debates, palestras, filmes, documentários, seminários, projetos, pesquisas de campo, coleta e análise de dados.
Bernardo Velloso Fernandez Conde
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Estratégias da comunicação publicitária; Sedução e fetiche no discurso publicitário; Comunicação e cultura de massa; Aspectos semiológicos; A publicidade como produtora anímica dos objetos; A recepção do discurso publicitário pelo consumidor.
Cultura como sistema de significação. Conceitos de cultura. Aspectos culturais e diferenciação nas sociedades tradicionais e modernas. Como opera a cultura. Rituais. Identidade e diversidade cultural.
Sociedades pré-modernas, passagem para a modernidade, movimento romântico, individualismo, formação do capitalismo, sociedade do consumo, consumismo moderno.
O olhar antropológico, cultura material, o consumo e as trocas simbólicas, consumo como mediador das relações, consumo e produção de identidade e sentido, o lugar do consumo na sociedade moderna, etnografia e consumo.
A construção do sujeito narcísico segundo a psicanálise. A concepção de narcisismo a partir das ciências sociais. Identificação e Identidade. O consumo como busca da completude narcísica.
Introdução à metodologia científica, aspectos do conhecimento científico, elementos básicos do método, procedimentos e técnicas de pesquisa, de forma a capacitar os alunos á elaboração de um projeto de pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. Estruturas teórico-conceituais de pesquisas qualitativa e quantitativa. Preparação para o trabalho de campo, abordagem ao grupo pesquisado, coleta de dados. Interpretação e apresentação dos dados. Questões éticas na pesquisa.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!