O interesse em Deep Learning explodiu nos últimos anos. O aprendizado de máquina está em toda parte, em aplicações cujo número cresce exponencialmente. Neste curso, os alunos vão aprender a programar em Python, conhecer a Inteligência Artificial e praticar o desenvolvimento de aplicações de Deep Learning em Python.
Deep Learning (DL) é um ramo da Inteligência Artificial que emprega modelos matemáticos capazes de aprender a partir de dados. Um programa de inteligência artificial (IA) é capaz de aprender e inferir a partir de dados que representam um processo qualquer. DL "aprende" a partir de um conjunto grande e diversificado de dados, usado para treinar o modelo. Uma vez treinado, o modelo é então utilizado para inferir resultados em dados semelhantes ou novos, ainda não conhecidos pelo modelo.
No curso serão apresentados os principais algoritmos de deep learning, como Redes Neurais Convolucionais, Redes Recorrentes e LSTM. Aplicações em visão computacional, reconhecimento de voz e reconhecimento de padrões, previsão de séries, utilizando a linguagem PYTHON, serão vistas durante o curso.
Python é considerada essencial para a ciência de dados. A legibilidade, modularidade e simplicidade inerentes ao Python, bem como o número de bibliotecas analíticas dedicadas, disponíveis atualmente, fazem de Python uma linguagem de alto nível amplamente utilizada e difundida na atualidade.
Python é um recurso muito utilizado na área de inteligência artificial. Com ferramentas de processamento de texto e imagens, o Python é uma boa escolha para a análise exploratória, treinamento de modelos de inferência, processamento de linguagem natural e problemas envolvendo imagens. Cientistas de dados encontram pacotes já personalizados para suas necessidades disponíveis gratuitamente para uso. A ciência de dados foi um dos primeiros beneficiários dessas extensões, principalmente, pacotes como Pandas, NumPy, Scikit-Learn e TensorFlow, além de plataformas com Jupyter Notebook.
Sendo Python uma linguagem de programação de código aberto (Open Source), ela é projetada para ser acessada abertamente pelo público: todas as pessoas podem ver o seu código, modificá-lo e distribuí-lo conforme suas necessidades.
O curso é oferecido pelo Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA) da PUC-Rio. O ICA tem 30 anos de experiência no desenvolvimento de pesquisa e projetos de IA aplicada para empresas como Petrobras, Vale, Light, entre outras. Seus pesquisadores são professores deste curso e do BI MASTER da PUC-Rio, a pós-graduação lato sensu em Ciência de Dados pioneira na América Latina.