Direitos Socioambientais e direito à terra no Brasil
Curta Duração: 21 horas
Introdução
Este curso faz parte do Programa de Direito, Povos e Territórios.
O Programa tem como objetivo abordar, de modo direto e consistente, temas relacionados a povos e territórios no Direito brasileiro. A partir de uma abordagem socioambiental, contextualizado na disputa por terras e natureza no Brasil, busca-se discutir as normas sobre povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, integrando a discussão entre eles, bem como refletir sobre as potencialidades e ...
Este curso faz parte do Programa de Direito, Povos e Territórios.
O Programa tem como objetivo abordar, de modo direto e consistente, temas relacionados a povos e territórios no Direito brasileiro. A partir de uma abordagem socioambiental, contextualizado na disputa por terras e natureza no Brasil, busca-se discutir as normas sobre povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, integrando a discussão entre eles, bem como refletir sobre as potencialidades e obstáculos para a garantia de direitos. Em um cenário de retrocesso e desmonte das instituições públicas, o curso busca, ainda, situar, na academia, o debate.
Do ponto de vista acadêmico, pretende-se consolidar conceitos e abordagens metodológicas que permitirão o avanço do campo da garantia de direitos, avançando para suprir uma brecha nas Universidades e na formação acadêmica que, em muitos casos, provoca a invisibilização de tais direitos.
O Programa busca, ainda, o estabelecimento de diálogos horizontais entre a academia e os territórios, entendendo a importância de se garantir a presença de docentes e discentes indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, bem como contribuindo para a formação de lideranças, fornecendo bolsas integrais.
O curso tem por objetivo refletir sobre direitos socioambientais, a partir das normas que se relacionam à proteção da natureza e de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O curso discute, ainda, a disputa por terra no Brasil, a partir da elaboração e aplicação da legislação. Pretende-se refletir sobre a distribuição desigual da degradação ambiental e do acesso a recursos naturais, estudados sob os conceitos de racismo e injustiça ambiental, bem como do papel do Direito em ...
O curso tem por objetivo refletir sobre direitos socioambientais, a partir das normas que se relacionam à proteção da natureza e de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O curso discute, ainda, a disputa por terra no Brasil, a partir da elaboração e aplicação da legislação. Pretende-se refletir sobre a distribuição desigual da degradação ambiental e do acesso a recursos naturais, estudados sob os conceitos de racismo e injustiça ambiental, bem como do papel do Direito em relação à reprodução de tais situações.
Como objetivo específico, pretende-se iniciar a discussão do Programa Direito, Povos e Territórios, com conceitos teóricos, a partir da empiria e da pesquisa participante.
Público-Alvo
- Profissionais das diversas áreas do conhecimento, tais como advogados, sociólogos, educadores e estudantes universitários interessados em ampliar os seus conhecimentos em direitos socioambientais, dos povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
- Profissionais de órgãos e entidades públicos, bem como de organizações de sociedade civil e movimentos sociais.
- Indígenas, quilombolas e pessoas de demais povos e comunidades tradicionais.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. As aulas não serão gravadas.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos:& ...
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.