Engenharia de Processo
Especialização: 400 horas | Duração: 12 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Ricardo Rodrigues da Cunha Pinto
Tire suas dúvidas com o coordenador: rogerio@puc-rio.br
Para atender a demanda do setor de Petróleo e Gás, a PUC-Rio criou um curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia de Processo. Por ser um setor extremamente complexo e dinâmico, é cada vez maior a demanda por recursos humanos de formação sólida em conhecimentos técnicos e específicos, com capacidade para elaborar, coordenar, fiscalizar projetos, acompanhar e otimizar operação de unidades de produção e processamento de petróleo e gás natural.
- Contribuir para a capacitação técnica de profissionais de nível superior na área de engenharia de processo para instalações de produção e processamento de petróleo e gás natural, desenvolvendo a capacidade de projeto, análise e otimização de processo;
- Promover uma abordagem interdisciplinar das áreas que influenciam a definição do processo em instalações de produção e processamento de petróleo e gás natural, apresentando seus aspectos técnicos, regulatórios, econômicos, ambientais e de segurança;
- Apresentar os instrumentos técnicos e metodológicos utilizados para o desenvolvimento de atividades de engenharia de processo para as fases de estudo de viabilidade técnico-econômico, projeto básico, projeto de detalhamento, fiscalização de construção e montagem, operação, acompanhamento e otimização de instalações de produção e unidades de processamento de petróleo e gás natural;
- Habilitar profissionais do setor de modo geral, quadro técnico de empresas consultores, a compreenderem todos os aspectos técnicos relativos aos sistemas e subsistemas associados às instalações de produção e unidades de processamento de petróleo e gás natural.
Profissionais de nível superior formados em Química, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e áreas afins, formados em instituições de ensino devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação e portadores de diploma legalmente reconhecido para o exercício de suas profissões no Brasil.
Ricardo Rodrigues da Cunha Pinto
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Introdução. Segurança de Processo. Segurança do Trabalho. Histórico de Grandes Acidentes. Surgimento de Sistemas Regulatórios na Europa e Estados Unidos. Plano de Emergência e Contingência. Análise Qualitativa de Riscos. Conceito de Perigo e Risco. Principais Eventos Indesejáveis: incêndios, explosões e liberações tóxicas e/ou inflamáveis. Tipos de danos: pessoais, ambientais, físicos e econômicos. Danos ambientais: contínuos e acidentais. Principais técnicas de análise qualitativa. Análise Preliminar de Perigos (APP). Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP). Análise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA). Análise Quantitativa de Riscos. Procedimento geral: macrofluxo do processo. Freqüência de acidentes: fontes de dados, dados de acidentes, dados de falhas, dados de ignição, dados meteorológicos. Análise de Árvore de Falhas. Análise de Árvore de Eventos. Avaliação de fatores Humanos. Análise de Conseqüências. Análise de Vulnerabilidade. Critérios de tolerabilidade: risco individual, risco social, conceito ALARP.
Revisão de Matemática Financeira: Valor presente, valor futuro e série de pagamentos; Fluxo de Caixa de Investimentos. Estudos de viabilidade, Investimento Fixo, Capital de Giro, Custos de Produção e Depreciação. Métodos de Avaliação Econômica: VPL, TRI, Custo Anual Equivalente, Tempo de Retorno, Ponto de equilíbrio e Índices Sociais. Tópicos Específicos. Efeito de Financiamentos, Leasing de Equipamentos, Substituição de Equipamentos, Afretamentos de Unidades de Produção, Custos Afundados e análise de Sensibilidade.
Estudo de caso: Análise da viabilidade econômica do desenvolvimento de um campo de gás natural, considerando a formação das equipes, participação nos leilões, investimentos em exploração, investimentos no desenvolvimento e custos operacionais de produção. Elaboração do fluxo de caixa com cálculos dos custos médios unitários de exploração e de produção e os indicadores econômicos de tomada de decisão.
Sistema Internacional de Unidades e Conversões; Misturas de Gases e de Líquidos; Balanço Material em Processos Físicos e Químicos; Revisão da Termodinâmica Aplicada a Processos Contínuos (1ª Lei); Balanço de Energia em Processos Físicos e Químicos; Balanço Combinado de Massas e Energia.
Controle Clássico de Processos: Sistema de Controle e seus Componentes. Variáveis de Estado, Controláveis e Perturbadoras. Respostas Transientes de Sistemas de 1ª e 2ª Ordem. Efeito do Tempo Morto. Controle com Realimentação. Tipos de Controladores. Malha de Controle. Critérios de Estabilidade e Ajuste de Controladores. Controle em cascata. Controle Antecipatório. Noções do Controle Multivariável; Controle de Processo por Computador: Conceitos Preliminares em Controle de Processo por Computador, Configurador de Controle Multivariável. Aplicações em Operação nas Unidades de Produção de Petróleo; Instrumentação: Medição de Pressão. Nível. Temperatura e Vazão. Dimensionamento de Elementos Primários de Vazão. Válvulas de Controle. Tipos e Dimensionamento.
Os mecanismos de corrosão química, eletroquímica e eletrolítica. As formas de corrosão e os meios corrosivos; Inibidores de corrosão: Definição, Classificação, mecanismos e principais características; Critérios para avaliação de inibidores de corrosão: ensaios de laboratório e testes de campo; Principais aplicações industriais: decapagem, indústria de petróleo (acidificação, perfuração, refinarias e transporte de dutos), tratamentos de águas de geradores de vapor e refrigeração, inibidores para condicionamentos temporários; Inibidores de corrosão para CO2 e H2S; Toxidez dos inibidores de corrosão; Impacto dos inibidores com o meio ambiente.
Bombas: Bombas centrífugas, rotativas e multifásicas. Principais tipos: Descrição dos internos e dos acessórios; Seleção de bombas. Turbinas: Fundamentos de Termodinâmica aplicados à Turbina a Vapor e à Turbina a Gás; Turbina a Vapor; Turbina a Gás.
Compressores: Fundamentos da Compressão; Princípios da Operação dos Compressores; Relação Máquina-Sistema. Variadores de Velocidade e Torque: Tipos de Variadores; Princípio de funcionamento.
Fornos Tubulares: Classificação e Descrição dos Tipos; Descrição e Características dos Componentes; Características dos Queimadores a Gás e a Óleo; Tiragem. Conceito e cálculos; Cálculo e Análise de Eficiência Térmica; Sistemas de Recuperação de Calor; Sistemas de Combustíveis; Instrumentação e Controle; Proteção e Intertravamento.
Permutadores de Calor: Classificação e Descrição dos Tipos; Descrição e Características dos Componentes; Cálculo Térmico; Avaliação de permutadores por programas de computador; Aeroresfriadores (air-oolers); Trocadores a placa; Trocadores especiais - circuito impresso, compablock, caixa fria.
Caldeiras: Classificação e Descrição dos Tipos; Descrição e Características dos Componentes.
Lei da Conservação da Massa e da Energia Aplicada ao Escoamento de Fluidos; Escoamento monofásico de líquido e gás. Determinação da Perda de Carga e cálculo de diâmetro de tubulação; Padrão de escoamento; Classificação das correlações de fluxo multifásico no cálculo do gradiente de pressão; Metodologia para determinação das curvas de gradiente de pressão; Razão gás/líquido de gradiente mínimo; Análise de sensibilidade das variáveis envolvidas. Diâmetro da tubulação. Razão água/óleo. Razão gás/líquido. Pressão inicial de cálculo.
O Petróleo. Aspectos Políticos e Econômicos. Origem, Composição Química, Classificação, Propriedades Físicas e Características mais importantes; Derivados do Petróleo: Definição, Composição, Utilização e Processos de Obtenção; Gás Natural: utilização como combustível e utilização como matéria-prima.
Inibição de formação de hidrato; Unidades de Desidratação com Glicol; Desidratação com Peneiras Moleculares; Plantas de Dessulfurização e Remoção de CO2; Planta de ajuste de ponto de orvalho; Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN); Sistema estabilização de condensado de Gás Natural.
Poço produtor e árvore de natal seca e molhada; Manifold de produção; Número de estágios de separação; Separadores de produção: vertical e horizontal; bifásico e trifásico; Separador de teste; Tratador de petróleo termoquímico e eletrostático; Simuladores de Processo.
Dessalgação; Destilação atmosférica e a vácuo; FCC; Reforma; Hidrotratamento; Coquemento retardado.
Tanques: Classificação; Volume de tancagem; Bacias de contenção.
Tubulações e Acessórios: Materiais; ET-200 e Normas da Petrobrás; Meios de ligação; Principais tipos de acessórios; Válvulas; Purgadores de vapor.
Exploração; Perfuração; Completação de poços de petróleo; Reservatório; Elevação artificial de petróleo.
Captação de água do mar; Sistemas de utilidades consumidoras de água salgada; Tratamento da água para injeção: químico, físico e microbiológico; Equipamentos do sistema de injeção de água; Especificação da água de injeção; Monitoração da água de injeção; Problemas no sistema de água de injeção; Legislações ambientais (Brasil, Golfo do México e Mar do Norte); Sistema de tratamento de água produzida (hidrociclones e flotadores); Tratamento químico da água produzida; Reinjeção de água produzida.
Trabalho de Conclusão de Curso.
Histórico da indústria petroquímica no Brasil e no mundo; Situação atual da indústria petroquímica e perspectivas de crescimento; Matérias primas petroquímicas; Produtos petroquímicos básicos, intermediários e finais; Processos para produção de petroquímicos básicos; Processos de produção de petroquímicos finais.
Segurança Industrial. Legislação. Higiene industrial. Saúde Ocupacional; Recursos de Salvatagem; Sistema de combate a incêndio; Segurança elétrica; Detecção de fogo e gás Segurança de processo e VAC; Parada de emergência; Segurança em plataformas e FPSO Classificação de Áreas; Arranjos.
Segurança Industrial. Legislação. Higiene industrial. Saúde Ocupacional; Sistema de combate a incêndio; Parada de emergência; Classificação de Áreas; Arranjos.
Sistema de Água de Resfriamento; Sistemas Elétricos: Geração Principal, Geração Auxiliar e Geração Emergencial; Sistema de Gás Combustível; Sistema de Óleo Diesel; Sistema de Flare e Vent; Sistema de Aquecimento; Sistema de Drenagem; Sistema de Geração de Água Doce; Sistema de Potabilização; Sistema de Limpeza de Tanques; Sistema de Gás Inerte; Sistema de Carregamento e Descarregamento; Ventilação e Ar Condicionado.
Tratamento de água industrial. Condicionamento de água de caldeira; Sistemas de vapor (alta, média e baixa pressão); Torre de resfriamento; Sistema de aquecimento com fluido térmico; Sistema de drenagem.
Conhecimentos básicos de: Conversão de navios para produção, Plataformas Semi-Submersíveis, TLP (Tension Legs Plataforms), SPAR Buoy.
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!