Disciplinas
PERFORMANCE E ARTES DO CORPO
Módulo: 1
Carga Horária: 20
Análise crítica da história da performance e sua atualização nas práticas contemporâneas.
Investigação dos gestos artísticos nos quais o corpo está não só envolvido no processo,
como pode ser, também, suporte da própria obra.
Bibliografia princ
CHIARA, Ana, SANTOipal:S, Marcelo, VASCONCELLOS, Eliane (orgs). Corpos diversos:
imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance. Do futurismo ao presente. São Paulo:
Martins Editora, 2006.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução Renato Cohen. São Paulo:
Perspectiva: 2009.
Bibliografia complementar:
CARLSON, M. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG,
2010.
LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo:
Annablume Editora, 2017.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas
Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VERGINE, Lea. Body Art and Performance. The body as language. Milano: Skira
Editore, 2000.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PRÁTICAS DE ESCRITA I
Módulo: 1
Carga Horária: 40
Investigação e realização das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
PROCESSOS E PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS
Módulo: 1
Carga Horária: 20
Discussão sobre as implicações dos procedimentos nos campos da arte e da escrita que, a
partir do século XX, ganham centralidade no pensamento e no fazer artísticos.
Possibilidade de compreensão dos modos como as alterações produzidas por tais
procedimentos resultam em novas formas de produção e recepção da arte contemporânea
e contribuem para a ideia de escritas performáticas.
Bibliografia principal:
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Obras escolhidas. Vol.1. São Paulo:
Brasiliense, 1994.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FERREIRA, G.; COTRIM, C. (org.) Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2006.
Bibliografia complementar:
COHEN, Renato. Performance como Linguagem – criação de um tempo-espaço de
experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar comum: uma filosofia da arte. São
Paulo: Cosac Naify, 2005.
HOCKNEY, Daivid. Conhecimento secreto. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
HOME, Stewart. Assalto à cultura: utopia subversão guerrilha na (anti)arte do século
XX. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 1999.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre, e a linguagem
da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.
AS NEOVANGUARDAS
Módulo: 2
Carga Horária: 20
Abordagem dos novos paradigmas da arte trazidos pelas vanguardas do início do séc. XX
até meados da década de 1960. Leitura crítica dos manifestos e correntes artísticas desta
época. Investigação do modo como essas mudanças ampliaram e transformaram o próprio
campo da arte.
Bibliografia principal:
BELLATIN, Mario. Cães heróis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CAMPOS, Augusto de. Música de invenção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DIDI-HUBERMAN, George. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São
Paulo: Editora 34, 1998.
Bibliografia complementar:
CABANNE, Pierre. O engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1997.
DIDIHUBERMAN, George. L’Homme qui marchait dans la couleur (James Turrell). Paris,
Editions de minuit, 2001.
KAPROW, Alan. Essays on the Blurring of Art and Life. California: University of
California Press, 2004.
MAMMI, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras,
2012.2001.
SYLVESTER, David. Interviews with American Artists. New Haven: Yale University
Press, 2001.
PRÁTICAS DE ESCRITA II
Módulo: 2
Carga Horária: 40
Investigação e realização das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
A VIRADA ARTÍSTICA DOS ANOS 1960 NO BRASIL
Módulo: 3
Carga Horária: 20
Leitura crítica de textos que, na virada das décadas de 1950/1960 no Brasil, transformam
temas como a palavra e o corpo em eixos fundamentais para pensar a relação entre escrita
e performance. Do construtivismo concreto à experiência neoconcreta, do engajamento
nacionalista às representações dos trópicos nas artes visuais e na música popular.
Bibliografia principal:
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro.
São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
CLARK, Lygia & OITICICA, Hélio. Cartas, 1964-74. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,
1998.
PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975.
Bibliografia complementar:
DUARTE, Rogério. Tropicaos. Rio de Janeiro: Azougue, 2003.
GIL, José. “Abrir o corpo”. In: Lygia Clark – da obra ao acontecimento: Somos o
molde. São Paulo: Ed. Pinacoteca, 2005, p. 63-66.
NETO, Torquato. Torquatália – Do lado de dentro. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
ROLNIK, Suely. “Uma terapêutica para tempos desprovidos de poesia”. In: Lygia Clark
– da obra ao acontecimento: Somos o molde. São Paulo: Ed. Pinacoteca, 2005 p. 13-27.
NARRATIVAS MODERNAS
Módulo: 3
Carga Horária: 20
Reunião de diferentes textos e/ou trabalhos que tratam das experiências modernas nas
artes e seus desdobramentos conceituais. Discussão sobre as transformações do narrador
e das novas relações com o sentido (visão, perspectiva, máquina).
Bibliografia principal:
BECKETT, Samuel. O inominável. São Paulo: Ed. Globo, 2009.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor.
Memórias do subsolo. São Paulo: Ed.34, 2000.
DUARTE, Pedro. A palavra modernista: vanguarda e manifesto. Rio de Janeiro: Casa da
palavra, 2014.
Bibliografia complementar:
ANDRADE, Oswald. “Variações sobre o matriarcado”. In: Obras completas. 4. ed. São
Paulo: Globo, 2011.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras Escolhidas. Volume II. São Paulo:
Editora Brasiliense, 2009.
LUDMER, Josefina. Aqui América Latina – Una Especulación. 1ª. Ed. BuenosAires:
Eterna Editora, 2010.
MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.
SANTIAGO, Silviano. Genealogia da ferocidade: ensaio sobre Grande Sertão Veredas,
de Guimarães Rosa. Recife: Cepe, 2017.
PRÁTICAS DE ESCRITA III
Módulo: 3
Carga Horária: 40
Investigação e realização das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, 1984.
XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ZAMBRA, Alejandro. Múltipla escolha. São Paulo: Tusquets, 2017.
NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS
Módulo: 4
Carga Horária: 20
Reunião de diferentes textos e/ou trabalhos que tratam das experiências contemporâneas
nas artes e seus desdobramentos conceituais. Discussão sobre as possibilidades
performáticas e performativas desses textos.
Bibliografia principal:
CLARK, Lygia. Meu doce Rio. Rio de Janeiro: independente, 1986.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympo,
2009.
SANTOS, Roberto Corrêa dos; REZENDE, Renato. No contemporâneo: arte e
escritura expandidas. Rio de Janeiro: Editora Circuito: FAPERJ, 2011.
Bibliografia complementar:
CAGE, John. For the birds. John Cage in conversation with Daniel Charles. London:
Marion Boyars, 2009.
GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com
Jacques Derrida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Org. Viviane
Mosé. Rio de Janeiro: Azougue, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 2017.
PESQUISA ORIENTADA
Módulo: 4
Carga Horária: 30
Encontros com os alunos para discutir os trabalhos de fim de curso.
PRÁTICAS DE ESCRITA IV
Módulo: 4
Carga Horária: 40
Investigação e realização das diversas práticas de escrita – obras literárias, artísticas e musicais – de épocas distintas, com o objetivo de perceber como elas agem e fazem agir, como podem ser capazes de operar em dissenso. Discussão do processo a partir do qual as escritas organizam, em sua própria feitura, uma invenção singular na linguagem, agindo no tempo e no espaço de sua recepção.
Bibliografia principal:
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: Editora 34, 2011.
FERNANDEZ, Macedonio. Museu do romance da eterna. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.
Bibliografia complementar:
CARSON, Anne. Autobiografia do vermelho. Tradução de João Concha e Ricardo Marques. Lisboa: (não) edições, 2017.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita?. São Paulo: Annablume, 2010.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, 1984.
XAVIER, Valêncio. Rremembranças da menina de rua morta nua e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ZAMBRA, Alejandro. Múltipla escolha. São Paulo: Tusquets, 2017.
PROCESSOS E PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS
Módulo: 4
Carga Horária: 50
Discussão sobre as implicações dos procedimentos nos campos da arte e da escrita que, a partir do século XX, ganham centralidade no pensamento e no fazer artísticos. Possibilidade de compreensão dos modos como as alterações produzidas por tais procedimentos resultam em novas formas de produção e recepção da arte contemporânea e contribuem para a ideia de escritas performáticas.
Bibliografia principal:
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Obras escolhidas. Vol.1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FERREIRA, G.; COTRIM, C. (org.) Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Bibliografia complementar:
COHEN, Renato. Performance como Linguagem – criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
HOCKNEY, Daivid. Conhecimento secreto. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
HOME, Stewart. Assalto à cultura: utopia subversão guerrilha na (anti)arte do século XX. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 1999.
PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre, e a linguagem da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Módulo: 4
Carga Horária: 0
Trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e resulta de um processo de investigação sistemática com base numa prática psicopedagógica realizada. Trata de temas circunscritos com uma abordagem que implica análise crítica, reflexão e aprofundamento por parte do aluno.